Quem o diz é Martí Perarnau, o jornalista que foi a sombra de Pep Guardiola no primeiro ano do Bayern Munique. A Premier League arranca este fim de semana e a TSF falou com o jornalista catalão.
Corpo do artigo
Martí Perarnau, ex-atleta olímpico (Moscovo 1980), jornalista e escritor, conhece Guardiola como poucos. Os catalães coincidiram em Munique um ano, quando Perarnau desafiou Pep para estar com ele para escrever um livro sobre o dia-a-dia da temporada de estreia do treinador no Bayern Munique. Foi assim que nasceu o "Herr Pep" e a relação ficou. Em entrevista à TSF, Martí Perarnau, também responsável pela revista "Tactical Room", revela que o treinador do Manchester City está encantado com Bernardo Silva.
Quando Manchester City e Monaco jogaram nos oitavos de final da Liga dos Campeões, Martí e Pep conversaram sobre o português, agora reforço do City. "Falámos nesses dias sobre vários jogadores do Monaco (agora contratou Mendy e Bernardo). Apaixonou-se pelo Bernardo. É como um David Silva em jovem. Guardiola vê no Bernardo Silva uma grande projeção, um grande futuro, uma capacidade de ser um líder na equipa. Agora mesmo, nos poucos dias de treinos que leva o Manchester City, o Bernardo está no foco dele. O Pep está entusiasmado com ele. É um grande futebolista."
TSF\audio\2017\08\noticias\11\11_agosto_marti_perernau_bernardo_trad
S1pKZH8BlaE
Questionado sobre se o treinador catalão tem alguma outra admiração lusitana, Perarnau lembra uma história que veio a público recentemente. "Há dois anos [o Bayern Munique] jogou contra o Benfica e ele mostrou-se muito interessado em conhecer detalhes dos treinadores portugueses. Por isso, pediu-me para averiguar, através de um jornalista português. Procurámos muita documentação sobre Rui Vitória e Jorge Jesus: sobre a organização defensiva das equipas, as virtudes, as carências, os defeitos. Estava muito interessado. Muito", admite.
TSF\audio\2017\08\noticias\11\11_agosto_marti_perernau_portugueses_trad
E continua: "Gostou da organização defensiva que teve o Benfica no princípio de 2016. Pareceu-lhe que estava muito bem organizado e trabalhado. Às vezes, em geral, os adeptos e os jornalistas guiam-se mais pelos resultados, mas os treinadores guiam-se pela sensação que têm de que uma equipa está bem trabalhada. Ele valoriza muito a capacidade de bom trabalho dos treinadores rivais. Neste caso Pep estava muito interessado em Rui Vitória e Jorge Jesus".
A Premier League arranca esta sexta-feira, com o Arsenal-Leicester. No sábado, o Manchester City vai ao campo do Brighton, enquanto o Liverpool e Chelsea defrontam Watford e Burnley, respetivamente. Finalmente, no domingo, o Manchester United de José Mourinho recebe o West Ham de José Fonte (16h).