Gyökeres fez de penálti o que ninguém estava a conseguir. Sporting vence FC Porto e é líder isolado da Liga
Veja os golos. Os leões tiveram muitas oportunidades, mas só da marca de grande penalidade é que conseguiram abrir o marcador, com Geny Catamo a completar o resultado
Corpo do artigo
Foram mais de três jogos e meio sem que ninguém conseguisse marcar ao FC Porto, mas há um sueco a que poucos conseguem escapar e um moçambicano talhado para estes jogos. O Sporting venceu este sábado o FC Porto por 2-0, na quarta jornada da I Liga, e subiu à liderança isolada do campeonato.
Os leões foram quase sempre melhores e somaram oportunidades, ainda que não estivessem a conseguir marcar. No entanto, numa das arrancadas de Gyökeres houve penálti e o sueco desfez o nulo da marca dos 11 metros. Já com o FC Porto balanceado para o ataque, Geny Catamo voltou a aparecer em clássicos para fechar as contas.
Ambos os treinadores mantiveram-se fiéis às ideias das jornadas anteriores. Rúben Amorim foi o único a mexer no onze, com o regresso de Hjulmand para o lugar de Daniel Bragança. Vítor Bruno, por sua vez, repetiu o onze da partida frente ao Rio Ave, com a única surpresa a aparecer no banco: o reforço Samu Omorodion esteve entre os suplentes.
E foram os dragões que ameaçaram primeiro. Depois de dez minutos em que as equipas jogaram muito a meio-campo, Vasco Sousa aproveitou uma segunda bola à entrada da área e rematou muito perto do poste de Kovacevic. A bola desviou em Hjulmand e deu canto. Nessa bola parada, Otávio apareceu em boa posição, mas o remate saiu muito por cima.
Logo a seguir os leões responderam. Grande passe de Gyökeres a isolar Pedro Gonçalves e o português assistiu Trincão, mas Zé Pedro fez um grande corte a evitar o golo.
O Sporting assumiu o controlo do jogo e esteve perto de marcar aos 25 minutos. Pedro Gonçalves serviu Gyökeres na área, mas o remate foi às malhas laterais da baliza de Diogo Costa.
Já depois da meia-hora, Trincão descobriu Gyökeres à esquerda, Diogo Costa saiu mal da baliza e a bola chegou a Hjulmand à área. O dinamarquês não conseguiu rematar, mas Pedro Gonçalves rematou por cima, sem guarda-redes na baliza.
O Sporting continuava a ameaçar e aos 40 minutos, Gyökeres cruzou rasteiro e Pedro Gonçalves desviou ao lado. Logo a seguir, o FC Porto voltou a chegar à área dos leões. Galeno, de fora área, rematou rasteiro para uma defesa difícil de Kovacevic.
Apesar das chances, especialmente para o Sporting, o jogo foi para intervalo com o nulo no marcador. As equipas regressaram ao relvado sem qualquer alteração.
Aos 52 minutos, Geny Catamo cruzou atrasado da linha de fundo e Gyökeres rematou para a baliza, mas Alan Varela tirou em cima da linha de golo.
Aos 60 minutos, Kovacevic falhou o passe, Galeno recuperou e rematou de fora da área, para mais uma defesa do guarda-redes leonino.
No minuto 69, Gyökeres ganhou na velocidade a Otávio e entrou na área e o central cometeu falta sobre o sueco. Grande penalidade assinalada e, na conversão, Gyökeres enganou Diogo Costa e fez o 1-0.
Logo a seguir ao golo, Vítor Bruno mexeu e promoveu uma estreia: Samu entrou na companhia de Eustáquio, Gonçalo Borges e João Mário. Saíram Namaso, Vasco Sousa, Iván Jaime e Martim Fernandes. Os leões mexeram pouco depois com as saídas de Eduardo Quaresma e Quenda, com as entradas de Debast e Matheus Reis.
Sem que as primeiras quatro alterações estivessem a resultar, Vítor Bruno esgotou as alterações, com a entrada de Fran Navarro para o lugar de Alan Varela. Rúben Amorim também lançou Daniel Bragança para o lugar de Hjulmand.
Em período de compensação e com os dragões à procura do empate, Geny Catamo arrancou da direita para o meio e rematou em força junto ao primeiro poste, fazendo assim o 2-0 para o Sporting.
O FC Porto já não foi a tempo de reagir e o Sporting conquistou os três pontos, isolando-se provisoriamente no topo do campeonato, ficando à espera do que faz o Famalicão este domingo em Guimarães. Os dragões ficam a três pontos dos leões e o Benfica está a cinco da liderança, quando o campeonato tem uma interrupção para os jogos das seleções.
Onze do Sporting: Kovacevic, Eduardo Quaresma, Diomande, Gonçalo Inácio, Geovany Quenda, Hjulmand, Morita, Geny Catamo, Pedro Gonçalves, Francisco Trincão e Gyökeres.
Onze do FC Porto: Diogo Costa, Martim Fernandes, Zé Pedro, Otávio, Galeno, Alan Varela, Vasco Sousa, Nico González, Iván Jaime, Pepê e Namaso.
Suplentes do Sporting: Franco Israel, Diego Calai, Matheus Reis, Zeno Debast, Marcus Edwards, Nuno Santos, Fresneda, Daniel Bragança e Rodrigo Ribeiro.
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, Eustáquio, Marko Grujic, Samu Omorodion, Wendell, Fran Navarro, João Mário, Gonçalo Borges e Gabriel Brás.