Gyökeres já tem Harder, mas falta-lhe "better, faster, stronger": Sporting vence Santa Clara no prolongamento e avança na Taça
O avançado dinamarquês marcou o primeiro golo do jogo, Pedro Ferreira empatou no último minuto e Gyökeres deu a vitória aos leões no prolongamento
Corpo do artigo
"Harder, Better, Faster, Stronger". A música dos Daft Punk ainda não soa em Alvalade, mas o Sporting de João Pereira está a compor-se e já tem Harder a acompanhar Gyökeres, só que ainda lhe falta o resto da música da dupla francesa para que o público dos cinco violinos fique encantado com o ritmo do concerto. Os leões venceram o Santa Clara por 2-1 com recurso ao prolongamento nos oitavos de final da Taça de Portugal e asseguraram a primeira vaga na próxima eliminatória.
Conrad Harder saltou do banco e, aos 75 minutos, marcou o primeiro golo da partida. Pedro Ferreira, no último lance do tempo regulamentar, empatou a partida e Gyökeres, já na segunda parte do prolongamento, fez o segundo golo leonino, dando a segunda vitória consecutiva ao Sporting, feito inédito na regência de João Pereira.
Depois de 15 minutos amarrados e sem qualquer oportunidade de golo, Geny Catamo ganhou a linha de fundo pela direita e cruzou rasteiro para o segundo poste, onde apareceu Geovany Quenda, que, de baliza aberta, rematou ao lado.
Aos 40 minutos, num canto batido por Quenda, Hjulmand rematou ao poste e a bola ainda bateu nas costas de Neneca antes de entrar. Contudo, o golo foi invalidado pelo VAR por mão do dinamarquês.
Ja na segunda parte, aos 59 minutos, Quenda ganhou a linha pela esquerda e cruzou para uma defesa incompleta de Neneca. Na recarga, Trincão rematou, mas a bola foi tirada em cima da linha de golo por Frederico Venâncio.
Contou mesmo aos 75 minutos. Geny Catamo cruzou com o pé esquerdo da direita e Conrad Harder, acabado de entrar, desviou a bola como pôde para o fundo da baliza açoriana.
O Santa Clara tentou e por duas ocasiões esteve muito perto: Gabriel Silva cabeceou por cima e Guilherme Ramos rematou para uma estupenda defesa de Franco Israel. Mas, praticamente no último lance dos 90 minutos, um canto para os açorianos deixou Pedro Ferreira na cara de Franco Israel e o jogo acabou mesmo por ir para o prolongamento.
No primeiro tempo do prolongamento, o resultado não se alterou e apenas houve um remate de Gyökeres digno de registo, mas foi defendido por Neneca.
Já no segundo tempo do prolongamento, Frederico Venâncio deu uma borla a Gyökeres e o avançado sueco, completamente isolado, contornou Neneca e fez o 2-1 de baliza aberta.
Em cima dos 120 minutos, St. Juste fez falta sobre Safira e recebeu o segundo cartão amarelo, sendo expulso por Hélder Malheiro.
O Santa Clara não conseguiu o empate e o Sporting assegurou a primeira vaga nos quartos de final da Taça de Portugal.
Onze do Sporting: Franco Israel, Eduardo Quaresma, Zeno Debast, Matheus Reis, Geny Catamo, Hjulmand, João Simões, Quenda, Maxi Araújo, Viktor Gyökeres e Francisco Trincão.
Onze do Santa Clara: Neneca, Diogo Calila, Adriano, Pedro Ferreira, João Costa, Frederico Venâncio, Sidney Lima, Guilherme Ramos, Lucas Soares, Vinicius Lopes e Klismahn.
Suplentes do Sporting: Kovacevic, St. Juste, Marcus Edwards, Conrad Harder, Ivan Fresneda, Ousmane Diomande, Ricardo Esgaio, Mauro Couto e Henrique Arreiol.
Suplentes do Santa Clara: Gabriel Batista, Matheus Pereira, Safira, Gabriel Silva, Luis Rocha, Bruno Almeida, Habraao, Serginho, Daniel Borges.