Há caminhos mais fáceis, mas também muito diferentes para Benfica e Sporting na Champions
Realiza-se esta quinta-feira tarde, às 17h00, o sorteio da nova fase da Liga dos Campeões e com muitas novidades
Corpo do artigo
Sporting e Benfica conhecem esta quinta-feira a sorte na Liga dos Campeões. É um sorteio diferente dos realizados nos últimos anos, muito mais automatizado do que humano. A Champions tem um novo formato: é uma fase de liga composta por 36 equipas.
Cada equipa, independente de que pote seja, defronta sempre duas equipas de cada pote. O Benfica está no pote 2, o Sporting no pote 3. No pote 1 estão os adversários mais temíveis, entre eles, Manchester City, Liverpool, Real Madrid ou Bayern de Munique. O mais acessível é mesmo o Leipzig.
Quanto ao pote 2, estão lá equipas como Juventus, Atlético de Madrid ou Arsenal. Em relação aos outros potes, o 3 e o 4, as equipas parecem mais fáceis, mas há clubes como o Aston Villa, o Estugarda ou o PSV Eindhoven.
A partir de agora, as equipas são retiradas manualmente dos potes, clube a clube, do pote 1 para o pote 4, apenas uma vez e é um computador a definir os adversários desse clube. Oito adversários, sendo que cada clube joga oito partidas, quatro em casa e quatro fora e isso também fica logo definido.
Ao contrário do que acontecia, esta fase da Liga dos Campeões prolonga-se até janeiro. E mais, já não há transições para a Liga Europa. Quem for eliminado, simplesmente fica fora das competições europeias.
Outra nota para este sorteio, Cristiano Ronaldo vai ser homenageado. O internacional português vai receber um prémio especial por deter o registo de melhor marcador de sempre da história da competição.
O sorteio está marcado para as 17h00, vai decorrer no Fórum Grimaldi e terá acompanhamento na antena da TSF e ao minuto em tsf.pt.
Conheça a composição dos potes da Liga dos Campeões
Pote 1: Real Madrid, Manchester City, Bayern Munique, PSG, Liverpool, Inter de Milão, Borussia Dortmund, Leipzig e Barcelona.
Pote 2: Bayer Leverkusen, Atlético de Madrid, Atalanta, Juventus, Benfica, Arsenal, Club Brugge, Shakhtar Donetsk e Milan.
Pote 3: Feyenoord, Sporting, PSV, Dínamo Zagreb, Red Bull Salzburgo, Young Boys, Lille, Estrela Vermelha e Celtic.
Pote 4: Slovan Bratislava, Mónaco, Sparta Praga, Aston Villa, Bolonha, Girona, Estugarda, Sturm Graz e Brest.