Entrou e deu a volta ao resultado. Jovane coloca Sporting na final da Taça da Liga
Avançado cabo-verdiano do Sporting resolveu a primeira meia-final da Taça da Liga em Leiria. Veja os golos.
Corpo do artigo
O Sporting é o primeiro finalista da Taça da Liga. Os leões bateram o FC Porto por 2-1, com dois golos de Jovane Cabral nos últimos minutos de jogo.
A pandemia agrava-se no país e os casos de Covid-19 afetam várias equipas, como o Sporting e o FC Porto, que discutiam o primeiro lugar na final da Taça da Liga, jogo disputado em Leiria.
Depois de acusações de parte a parte por causa dos testes alegadamente "falsos positivos" de Sporar e Nuno Mendes, as dúvidas ficaram desfeitas assim que saíram as respetivas constituições das equipas. Quer o avançado, quer o defesa não constavam na ficha de jogo dos leões.
Já o FC Porto também não podia contar com os "positivos" Otávio, Sérgio Oliveira, Luís Díaz ou Evanílson. Sem jogadores importantes, Sérgio Conceição promoveu a titularidade de jogadores menos utilizados como Diogo Leite, Grujic ou João Mário.
Nos minutos iniciais, Sporting e FC Porto combateram pela posse de bola, sem arriscarem. A primeira chance de golo pertenceu aos dragões. Corona levantou a cabeça no meio-campo e isolou Zaidu. O nigeriano, na cara de Adán e em boa posição para rematar, optou por tentar a assistência a Marega, mas a opção não foi a melhor e a bola perdeu-se pela linha final.
Os campeões nacionais, com Corona em evidência, estavam mais perigosos e, aos 20 minutos, o mexicano esteve perto do primeiro. Diogo Costa levantou a bola para Marega. O maliano, na área, serviu Corona que, de primeira, rematou por cima da baliza leonina, deixando um sério aviso à defesa da equipa de Rúben Amorim.
Só depois da meia hora de jogo é que o Sporting assustou, timidamente, a baliza do FC Porto. Num lance individual, Pedro Gonçalves trocou as voltas à defesa portista e entrou na área para rematar com perigo à baliza de Diogo Costa.
O FC Porto respondeu logo a seguir. Os dragões ganharam profundidade e o menino João Mário surgiu na área com espaço e experimentou o remate. Depois de um ressalto em Coates, a bola para sobrou para Marega que rematou ao poste de Adán.
No início da segunda parte, o ritmo de jogo foi mais lento e ambas as equipas anularam-se muito a meio campo. Aos 68 minutos, depois de muitos protestos, o árbitro João Pinheiro foi ao banco do FC Porto mostrar vermelho ao treinador ajunto Vítor Bruno.
Foi a 10 minutos do tempo regulamentar que surgiu o primeiro golo do jogo. E foi para o FC Porto. Marega pegou na bola no meio campo leonino e quis resolver sozinho. O maliano foi feliz.
O avançado aproveitou a passividade da defesa leonina e acreditou e foi à entrada da área apontar o golo que abriu o marcador.
https://www.vsports.pt/embd/63846/m/8808/tsf/d75248c0ac828dbe95a395b0f88807af?autostart=false
Mas o melhor estava mesmo reservado para o final. O Sporting foi à procura do empate e conseguiu com um golaço de Jovane Cabral. O cabo-verdiano aproveitou um ressaltou junto ao bico da área e rematou sem qualquer hipótese para Diogo Costa, empatando o jogo em Leiria.
https://www.vsports.pt/embd/63847/m/8808/tsf/9c3347aad16060e10f9ae360765d16d9?autostart=false
No último minuto do jogo, o Sporting conseguiu chegar ao segundo golo por intermédio de Jovane Cabral. O cabo-verdiano concluiu uma jogada iniciada por Pedro Gonçalves.
https://www.vsports.pt/embd/63848/m/8808/tsf/c7224a278dd6420bbb0012b4fbb60442?autostart=false
Onze do Sporting: Adán; Gonçalo Inácio, Coates e Feddal; Porro, Palhinha, João Mário e Antunes; Pote, Nuno Santos e Tiago Tomás
Suplentes do Sporting: André Paulo e Maximiano; Cristián Borja, Eduardo Quaresma, Matheus Nunes, Daniel Bragança, Gonzalo Plata e Jovane.
Onze do FC Porto: Diogo Costa; Mbemba, Pepe e Diogo Leite; João Mário, Uribe, Grujic e Zaidu; Corona, Marega e Felipe Anderson.
Suplentes do FC Porto: Marchesín; Manafá, Nanu, Sarr, Loum, Romário Baró, Fábio Vieira, Toni Martínez e Francisco Conceição.