Há Ríos que correm para o lado errado: Benfica perde com Chelsea e continua sem vencer na Liga dos Campeões
O Benfica somou esta terça-feira a segunda derrota no mesmo número de jornadas da fase de liga da Liga dos Campeões de futebol, ao perder por 1-0 na visita ao Chelsea
Corpo do artigo
Há Ríos que correm para o lado errado e não foi desta que o Benfica somou os primeiros pontos na edição 2025/26 da fase de liga da Liga dos Campeões de futebol. As águias perderam por 1-0 na visita ao Chelsea, uma partida que marcou o regresso do técnico José Mourinho à prova e a Stamford Bridge.
José Mourinho continua a ser idolatrado pelos adeptos do Chelsea, apesar de ter deixado o clube há uma década e treinado vários rivais. No estádio de Stamford Bridge, em Londres, os blues cantaram para Mourinho, que agradeceu a homenagem, já durante o jogo desta terça-feira. Animados também ficaram os adeptos portugueses, com Lukebakio a rematar ao poste, perto de ferir o Chelsea nos primeiros oito minutos da partida.
Com 20 minutos de jogo talvez as melhores oportunidades até tenham sido para o Benfica, mas quem seguia em vantagem no marcador era o Chelsea. Richard Ríos passou de uma enorme perdida, para uma enorme infelicidade: ao opor-se a um cruzamento de Garnacho rematou para a baliza encarnada.
Depois do autogolo, o Benfica não ameaçou o empate e o jogo foi-se, na verdade, desenrolando junto à área de Trubin. Os primeiros 45 minutos ficaram ainda marcados pela chuva de copos e cartazes dos adeptos encarnados para Enzo Fernández. Voltou a ser o special one a dominar o ambiente.
Já na segunda parte, as águias foram capazes de pressionar e recuperar bolas no meio-campo do Chelsea. Aursnes esteve perto do empate, mas, além de Sanchéz ter negado o golo, o médio estava em fora de jogo.
No que toca a mexidas, Mourinho fez as primeiras alterações na equipa aos 70 minutos, na sequência da lesão de António Silva. Vestiram a camisola Tomás Araújo, Leandro Barreiro, Ivanovic e Schjelderup.
O Benfica pressionou o último reduto do Chelsea. Jogaram-se seis minutos de compensação intensos, pediram-se pénaltis, os blues viram-se reduzidos a dez, mas nada feito: os encarnados não conseguiram pontuar em Inglaterra, após o desaire com o Qarabag.
Na próxima jornada, o Benfica volta a Inglaterra, para defrontar o Newcastle, em 21 de outubro, enquanto o Chelsea, que terminou com a expulsão de João Pedro, aos 90+6 minutos, receberá o Ajax.
Onze do Chelsea: Roberto Sánchez, Gusto, Chalobah, Badiashile e Cucurella; Buonanotte e Caicedo; Pedro Neto, Enzo Fernández e Garnacho; George.
Onze do Benfica: Trubin, Dedic, António Silva, Otamendi e Dahl; Richard Ríos, Enzo Barrenechea e Aursnes; Lukebakio, Pavlidis e Sudakov.
Suplentes do Chelsea: Merrick, Jorgensen, Gittens, João Pedro, Hato, Reece James, Acheampong, Marc Guiu, Estêvão, Roméo Lavia e Walsh.
Suplentes do Benfica: Samuel Soares, Diogo Ferreira, Obrador, Ivanovic, Barreiro, Schjelderup, Henrique Araújo, Tomás Araújo, Gonçalo Oliveira, João Veloso, João Rego e Diogo Prioste.