Há um Espanha-Portugal em Munique, mas não tem nada que ver com a Liga das Nações
A TSF foi conhecer o FC Español, um clube amador de Munique, que foi fundado por espanhóis, mas rapidamente "tomado" pelos portugueses
Corpo do artigo
Definida a final da Liga das Nações entre Portugal e Espanha, a reportagem da TSF em Munique conheceu um clube formado por portugueses e espanhóis. É um clube com mais de sessenta anos que se chama atualmente FC Español. O presidente é espanhol, o diretor é português e, tal como acontece na seleção portuguesa, o treinador é espanhol, e os jogadores são portugueses (muitos deles).
O clube é amador, criado por emigrantes espanhóis, mas que agora tem sido dominado pelos portugueses. Jogam numa federação de Munique, bem longe da primeira divisão. Luís Madeira é o atual diretor desportivo e conta que "até à Bundesliga ainda são doze divisões". "Começámos na última e, recentemente, subimos três vezes seguidas."
Treinam duas vezes por semana — quartas e sextas-feiras — e jogam ao domingo. Ao longo dos anos, foram mais os portugueses do que os espanhóis que vestiram a camisola deste clube. Hoje em dia, os portugueses já estão na terceira equipa, a dos mais velhos. "A equipa dos veteranos é que a tem mais portugueses, são muitos. Têm mais de 32 anos e são aqueles que foram crescendo ao logo dos anos no clube. A segunda equipa também tem alguns e a primeira só tem um, o Paulo Sousa, que desde o último escalão já subiu três divisões", explica este dirigente, antigo jogador do FC Español.
O clube vive através dos sócios que pagam uma mensalidade — são os adeptos, mas também os próprios jogadores —, contudo Luís Madeira admite que sustentar um clube amador em Munique não é tarefa fácil. Há muitas despesas como os árbitros, a luz, o aluguer do campo e, além disso, "não é fácil encontrar patrocínios sendo um clube muito pequeno."
Como diretor do clube, este emigrante português na capital da Baviera, tem um papel parecido com o de Jorge Mendes: "Tento sempre ajudar a encontrar novos jogadores. É sempre difícil porque não podemos dar dinheiro em troca. Como é que os convenço? Através do ambiente. No final do treino, é beber uma cerveja, conversa, para eles se sentirem em casa."
Conversas e cerveja é o programa para domingo, dos portugueses e espanhóis deste clube, que desta vez reúnem-se para ver os outros craques da bola a jogar.
Portugal defronta a Espanha no domingo, às 20h00, na final da Liga das Nações. Um jogo que terá relato na TSF em direto a partir da Arena de Munique.