"Há umas semanas era um flop." Rui Costa dá voto de confiança a Ríos e a Mourinho

Rui Costa
Foto: Patricia de Melo Moreira/AFP (arquivo)
O presidente do Benfica acredita que a equipa está a melhorar, mas admite que não está "feliz" ao ver os rivais na liderança do campeonato
Rui Costa aplaude a vitória da equipa do Benfica frente ao Nápoles e o crescimento da equipa. À margem da apresentação da rádio do clube, o presidente das águias admite que estaria mais feliz se a equipa de futebol estivesse na liderança do campeonato.
"Não estou feliz de todo [com os resultados], ou totalmente, porque não estou em 1.º lugar no campeonato, não estou apurado na Liga dos Campeões, mas estou otimista. Esse otimismo eu nunca o perco. Vejo melhorias claras naquilo que é a nossa equipa, num ano que é extraordinariamente difícil por todos os motivos que vocês sabem e conhecem - e que não servem de desculpa, mas servem de razões objetivas -, mas continuo muito confiante e muito positivo em relação àquilo que será a temporada do Benfica", resume.
Sobre José Mourinho, Rui Costa lembra que a preparação da temporada não foi a ideal, mas confia no trabalho do técnico.
"José Mourinho é José Mourinho. É um treinador, como eu tenho dito sempre. Não é uma novidade para ninguém a dimensão que José Mourinho tem. Acreditamos muito no trabalho que ele possa fazer no nosso clube. Está a fazê-lo, vai fazê-lo, com certeza absoluta. Num ano que, repito, não é fácil. Um ano, já se falou tantas vezes, que soa a desculpa, mas não é. Este é um ano sem férias, sem pré-temporada, mas que não é uma desculpa para ninguém, e com muito pouco tempo de trabalho entre jogos. A equipa melhorou substancialmente nestas últimas semanas. Dá-se o caso que, ao longo deste tempo todo, desde que começou a época na Supertaça contra o Sporting, até agora, teve uma semana - a semana passada - inteira para trabalhar. E isso acaba até por justificar um bocadinho a subida da equipa."
Uma subida que se consolida com a segunda vitória na Liga dos Campeões, o 2-0 frente ao Nápoles. "Foi um jogo bonito, foi um jogo extraordinário, um ambiente extraordinário, num Estádio da Luz como se gosta e como se quer. A equipa puxou pelo público, o público puxou pela equipa e uma vitória tão bonita deixa-nos otimistas para o futuro."
O presidente do Benfica defende ainda os jogadores do plantel. "Acho que tem havido muitas injustiças até em relação aos jogadores do Benfica. Há muito pouca paciência para aquilo que são adaptações no Benfica, para aquilo que são jogadores que chegam e têm de se adaptar ao clube, à dimensão do clube, à própria Liga Portuguesa. Portanto, nesse sentido, é muito fácil bater no Benfica. Nos últimos jogos, tem havido jogadores a dar respostas a tantas coisas ditas anteriormente."
Questionado sobre se é o caso de Richard Ríos, Rui Costa responde: "É um dos melhores exemplos: o melhor jogador em campo contra o Sporting, o melhor jogador em campo contra o Nápoles - e aqui há um ou dois meses parecia que tinha sido um flop tremendo, um jogador que tem uma dimensão como tem o Richard Ríos."
O Benfica visita Moreira de Cónegos este fim de semana no regresso aos jogos do campeonato.