
Pelé
Reuters/Sérgio Moraes
O estado de saúde do brasileiro Pelé tem vindo a melhorar, mas a antiga estrela do futebol mundial ainda está em tratamento intensivo, a receber hemodiálise para uma infeção urinária, anunciou hoje o hospital onde está internado.
Pelé, de 74 anos, «melhorou a sua condição clínica», anunciou o hospital Albert Einstein em São Paulo, acrescentando que o ex-futebolista está «lúcido» e a respirar sem ajuda. O procedimento a que está a ser submetido implica filtrar o sangue, através de um rim artificial que o limpa antes de o sangue ser devolvido à circulação pelo corpo. O hospital precisou que o tratamento tem a designação «apoio renal temporário».
Depois de na quinta-feira o hospital ter dito que Pelé estava nos "cuidados intensivos", o antigo jogador escreveu nas redes sociais Facebook e Twitter que se encontrava bem e que apenas tinha sido mudado de quarto para ter mais privacidade.
«Quero aproveitar esta oportunidade para vos informar que estou bem. [Graças a Deus não é nada sério», escreveu Pelé, que deu entrada no hospital na segunda-feira.
A 13 de novembro, Pelé foi operado para remover pedras nos rins. Dois dias depois teve alta e brincou com os jornalistas à saída do hospital: «Estou pronto para jogar já amanhã».