Aconteceu quinta-feira na Nazaré e o protagonista é o surfista português Hugo Vau. "Estava no lugar certo, na altura certa", disse à TSF, depois de ter surfado uma onda que pode chegar aos 35 metros.
Corpo do artigo
"Estávamos à espera desta onda há sete anos. No local onde esta onda rebenta e a forma como rebenta é algo fora do normal, é um fenómeno que acontece muitas poucas vezes aqui na Praia do Norte", conta Hugo Vau à TSF no rescaldo de um momento único.
O surfista português diz que depois de tantos anos à espera, finalmente "estava no lugar certo, na altura certa, e tive a felicidade de surfar aquela onda monstruosa até ao fim e de ser bem-sucedido. Foi um momento espetacular".
TSF\audio\2018\01\noticias\19\hugo_vau
Hugo Vau poderá ter superado o recorde da maior onda de sempre alguma vez surfada, um recorde que ainda pertence ao norte-americano Garrett McNamara que, em 2011, surfou uma onda de 23,8 metros.
Mais do que números, Hugo Vau destaca um momento "de completa ligação com a natureza e o mar. Uma pessoa sente realmente que faz parte do mar. É uma sensação de humildade. É sempre bom uma pessoa sentir-se pequenina, dá para crescer qualquer coisa".
b38VWBM3TrI
Ainda não se sabe a medida concreta da onda - designada por "Big Mama" -, mas estima-se que ronde os 35 metros. O vídeo do momento foi partilhado nas redes sociais por um membro da equipa de Hugo Vau.
No texto pode ler-se: "Orgulhoso de ti Vau! Hoje vi provavelmente a maior onda surfada na Nazaré por Hugo Vau. Condições difíceis mas a perseverança desta equipa portuguesa incrível foi sem palavras. Ficámos, sentámo-nos e a Big Mama chegou", escreveu Jorge Leal.
https://www.instagram.com/p/BeEUtFVlW1c/?taken-by=polvo32
A avaliação do recorde será realizada pela World Surf League, que atribui o prémio das maiores ondas surfadas. Caso se confirme o recorde, será enviado para o Livro dos Recordes do Guinness para validação.