Ilha das reviravoltas, com VAR dez minutos atrasado. Sporting vence Santa Clara no prolongamento e avança na Taça

Eduardo Costa/Lusa
Veja os golos. Os leões entraram a vencer, com um golo de João Simões, mas Lucas Soares empatou na primeira parte e Gabriel Silva virou na segunda parte. A fechar o tempo regulamentar, um penálti polémico levou o jogo para prolongamento, onde Ioannidis deu a vitória ao Sporting
O leão entrou a morder, esteve quase a perder, mas deu a volta ao marcador, com o VAR a ser protagonista. O Sporting precisou do prolongamento para vencer esta quinta-feira o Santa Clara nos Açores por 3-2, nos oitavos de final da Taça de Portugal, e vai jogar com o AVS na próxima ronda.
Os leões abriram o marcador aos 12 minutos de jogo. Trincão rasgou a defesa do Santa Clara e deu para o cruzamento de Fresneda. Sem deixar a bola cair, João Simões recebeu e rematou à meia-volta para o primeiro golo nos Açores.
No entanto, o Santa Clara foi tentando ameaçar o empate e conseguiu-o aos 28 minutos. Lucas Soares recebeu a bola à direita, tirou Matheus Reis da jogada em direção ao centro e, fora da área, rematou para o fundo da baliza de João Virgínia.
A segunda parte trouxe poucos momentos de perigo para as balizas e, quando toda a gente já se preparava para o prolongamento, Gabriel Silva recebeu a bola em zona central em Gabriel Silva. O avançado do Santa Clara rodou sobre Gonçalo Inácio e rematou, com a bola a desviar em Eduardo Quaresma antes de entrar na baliza leonina.
No lance seguinte houve uma confusão entre jogadores e PV foi expulso por agressão a Iván Fresneda.
Para os descontos estava destinada uma situação pouco vista. Na sequência do livre logo após a expulsão de PV, aos 90 minutos, a bola foi cortada pela defesa do Santa Clara. No entanto, o árbitro da partida pediu para esperar pela revisão do VAR que durou dez minutos, até que João Pinheiro assinalou mesmo uma grande penalidade por uma mão na cara de Hjulmand. Na conversão, Luis Suárez empatou a partida.
Já no prolongamento, o Sporting aproveitou a superioridade numérica para chegar à vantagem. Trincão cruzou da direita, Hjulmand fez um primeiro desvio e Fotis Ioannidis cabeceou para o fundo da baliza de Neneca.
Onze do Santa Clara: Neneca, Henrique Silva, Frederico Venâncio, Sidney Lima, Lucas Soares, Serginho, Djé Tavares, MT, Luquinhas, Gabriel Silva e João Costa.
Onze do Sporting: João Virgínia, Iván Fresneda, Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio, Matheus Reis, Hjulmand, João Simões, Maxi Araújo, Alisson Santos, Francisco Trincão e Luis Suárez.
Suplentes do Santa Clara: Gabriel Batista, Luís Rocha, Paulo Victor, Pedro Ferreira, Adriano Firmino, Brenner Lucas, Elias Manoel, Tiago Duarte e Adriel Moraes.
Suplentes do Sporting: Rui Silva, Francisco Silva, Vagiannidis, Rômulo Júnior, Ricardo Mangas, Kochorashvili, Salvador Blopa, Rodrigo Ribeiro, Fotis Ioannidis e Flávio Gonçalves.

