Sobre o Alemanha-Portugal, a imprensa estrangeira considera que a Alemanha não convenceu frente a Portugal e que a seleção orientada por Paulo Bento não teve sorte.
Corpo do artigo
O jornal espanhol El Pais elogiou a prestação de Portugal frente à Alemanha no jogo da primeira jornada do Grupo B do Euro 2012, considerando que esta foi «notável».
Ainda para este diário espanhol, Mario Gomez, o marcador do golo solitário desta partida, foi «da nulidade ao golo» e «ressuscitou» uma Alemanha cabisbaixa depois de uma atuação deficiente durante mais de 70 minutos.
O El Pais acrescenta que Portugal se apresentou de forma homogénea e tecnicamente superior, contudo, sem a sorte necessária para acertar na baliza.
Por seu lado, o El Mundo entende que a seleção nacional não mereceu sair derrotado e que na cabeça de Mario Gomez esteve o alívio da equipa orientada por Joachim Loew, após Portugal ter resistido à máquina germânica.
Em Inglaterra, o The Guardian considerou que a vitória surgiu quando os germânicos pareciam já não ter ideias e quando o avançado alemão que acabou por marcar o golo estava já perto de ser substituído.
Este diário britânico entende ainda que a equipa orientada por Paulo Bento esperou tempo demais para jogar com verdadeira ambição e considera que a equipa portuguesa terá de fazer muito se se quiser manter na competição.
O francês Le Monde sublinhou o desempenho de José Mourinho na tribuna perante o desaire português, ao passo que a televisão britânica Sky News destaca que o técnico do Real Madrid esteve mais interessado no telemóvel na segunda parte.
Esta televisão também se socorreu da presença do técnico do Real Madrid no estádio em Lviv para dizer que a sua presença não ajudou Portugal a evitar a derrota diante da formação germânica.
No Brasil, o Folha de São Paulo considera que o golo de Mario Gomez evitou que o Grupo B se tornasse a «chave da zebra» e entende que a Alemanha venceu Portugal num jogo «sem brilho».