Inédito e categórico. Bayer Leverkusen sagra-se campeão alemão pela primeira vez
Os farmacêuticos venceram este domingo o Werder Bremen e ficaram com 16 pontos de vantagem sobre o segundo classificado, Bayern de Munique, quando há apenas 15 em disputa.
Corpo do artigo
O Bayer Leverkusen conquistou este domingo a Bundesliga pela primeira vez na sua história. O título ficou confirmado com a goleada por 5-0 frente ao Werder Bremen na 29.ª jornada da liga alemã.
Os farmacêuticos somam 79 pontos no campeonato, contra os 63 do Bayern de Munique, segundo classificado, ou seja, mais 16 quando há apenas 15 pontos em disputa até ao final da Bundesliga.
O Bayer Leverkusen conquista o primeiro título de campeão alemão e apenas o quarto título da sua história, depois de uma 2. Bundelsiga, uma Taça da Alemanha e uma Taça UEFA. Aliás, o último título conquistado pelos farmacêuticos tinha mesmo sido essa Taça da Alemanha em 1992/1993, ou seja, há 31 anos.
Quanto ao jogo do título, a equipa liderada pelo espanhol Xabi Alonso venceu o Werder Bremen por 5-0 com golos de Victor Boniface, Granit Xhaka e Florian Wirtz, por três vezes.
Este é o primeiro título alemão que não é conquistado pelo Bayern de Munique desde 2012/2013, já que os bávaros tinham conquistado os últimos onze títulos alemães. O Bayer Leverkusen junta-se a Bayern de Munique, Borussia Dortmund, Borussia Mönchengladbach, Werder Bremen, Hamburgo, Estugarda, Kaiserslautern, TSV 1860 München, Wolfsburg, Eintracht Braunschweig e Nuremberga na lista de campeões da Bundesliga.