José e Mariana são irmãos e conjugam a alta competição com um rendimento escolar de excelência. Nomeados para a gala da Confederação do Desporto de Portugal, os irmãos Souto são um exemplo.
Corpo do artigo
Ao contrário da esmagadora maioria dos adolescentes José Souto (19 anos) e Mariana Souto (17 anos) passaram o Verão praticamente de patins calçados. Pelos menos 6 horas por dia, todos os dias. O esforço foi recompensado, em Agosto venceram o Campeonato da Europa de Pares de Dança e em Setembro juntaram-lhe o título Mundial, em Cali na Colômbia, onde José também venceu na categoria de Solo Dance.
"É preciso esticar o tempo", explica José. "Porque são duas actividades que consomem muito tempo. É preciso conciliar bem o tempo de estudo com o de treino para conseguir um bom desempenho nas duas coisas".
"Este ano, em Pares, subimos a séniores, a competição vai ser feroz porque apanhamos atletas muito mais velhos que nós mas vamos preparar-nos para dar-mos o nosso melhor neste salto para a categoria sénior", diz Mariana Souto.
Os irmãos Souto estão nomeados para a Gala da Confederação do Desporto de Portugal, José é candidato a Jovem Promessa do Ano enquanto Mariana concorre na categoria de Atleta Feminina do Ano. Os dois são atletas da Academia de Patinagem da Casa do benfica de Paredes.