
Jogadores italianos festejando o terceiro lugar alcançado na Taça das Confederações
Reuters/Ivan Alvarado
Nas grandes penalidades, o guardião Buffon foi decisivo ao parar três remates, dando assim o terceiro posto aos italianos na Taça das Confederações.
A Itália conquistou o terceiro lugar da Taça das Confederações, ao bater o Uruguai por 3-2 nas grandes penalidades, após um empate a dois golos que se registava no final do prolongamento.
Apesar de os uruguaios terem sido superiores ao longo dos 120 minutos, foram os italianos que se colocaram na frente com um golo de Astori, aos 24 minutos, após um livre de Diamanti.
O Uruguai chegou ao empate através do avançado Cavani, aos 58 minutos, e dez minutos voltados, os sul-americanos tiveram uma soberana oportunidade para passar para a frente, mas Forlan permitiu que Buffon defendesse por duas vezes.
A Itália regressou ao comando do marcador, aos 73 minutos, com um livre de Diamanti, com o Uruguai a responder, cinco minutos depois, com Cavani a bisar, também de livre.
Depois de um prolongamento em que o empate a dois golos não foi desfeito, o guardião Buffon voltou a ser decisivo, ao defender três grandes penalidades, com Muslera a apenas parar um remate dos italianos.
Sob a arbitragem de Djamel Haïmoudi, da Argélia, no Arena Fonte Nova, em Salvador da Baía, com uma assistência de cerca de 50 mil pessoas, as equipas alinharam da seguinte forma:
Uruguai: Muslera, Lugano, Godin, Gargano, Cristian Rodriguez (Gonzalez, 56), Suarez, Forlan, Maxi Pereira (Álvaro Pereira, 81), Arevalo Rios, Cavani e Caceres.
Suplentes: Castillo, Martin Silva, Coates, Pereira, Eguren, Hernandez, Aguirregaray, Lodeiro, Perez, Ramirez, Scottin e Gonzalez.
Itália: Buffon, Maggio, Chiellini, Astori, Sciglio, Candreva, Gilardino, El Shaarawy, Rossi (Aquilani, 70), Montolivo e Diamanti (Giaccherini, 81).
Suplentes: Aquilani, Marchisio, Giovinco, Sirigu, Marchetti, Barzagli, Cerci, Bonucci, Pirlo e Giaccherini.
Ação disciplinar: cartão amarelo para Maxi Pereira (8), Chiellini (55), Suarez (61) e Montolivo (82 e 110). Cartão vermelho, por acumulação de cartões amarelos, para Montolivo (110)