Tem todas as condições para um bom treino de resistência, incluindo a altitude. Iten é um verdadeiro símbolo de sucesso, com um historial de medalhados olímpicos e mundiais a terem treinado ali.
Corpo do artigo
Algumas das mais brilhantes estrelas do atletismo queniano, como Dennis Kimetto e David Rudisha, treinaram em Iten, assim como muitos campeões olímpicos de outras nacionalidades. Os 2.400 metros de altitude tornam o local atraente para corredores de todo o mundo, já que as condições são ideais para os atletas trabalharem a sua resistência física. As condições na localidade atraem também muitos atletas quenianos portadores de deficiência, que vêm para Iten treinar para os Jogos Paralímpicos.
A cidade tem uma universidade e um hotel com um campo de treinos dedicado a atletas, e é conhecida como a "Casa dos Campeões".