Iuri Leitão: "Fazer a Volta a Portugal vale a pena mesmo que fique em último lugar"
Em declarações à TSF, o campeão olímpico assume dificuldades na Volta a Portugal, mas não se arrepende de estar a competir
Corpo do artigo
Mesmo sem ter vencido qualquer etapa, Iuri Leitão, campeão olímpico, é o líder dos pontos na Volta a Portugal. O mesmo é dizer que é o dono da camisola laranja. Significa que, na hierarquia da prova, lidera a segunda classificação mais importante. Ainda assim, parece pouco para o corredor.
“É muito difícil, tendo em conta o tipo de trajeto que temos na Volta a Portugal. A quantidade de chegadas em alto, sinceramente, não faz muito sentido, corremos o risco de acabar por ter o mesmo camisola amarela, camisola azul e camisola laranja. Mas isso cabe à organização decidir", afirma à TSF Iuri Leitão.
O ciclista admite que tem muitas dificuldades, mas não está nada arrependido de correr a Volta a Portugal: “Fazer a Volta a Portugal vale a pena mesmo que fique em último todos os dias, estar a correr em Portugal, para mim, é sempre um orgulho."
O campeão olímpico agradece o carinho das pessoas, confessando que vai sair da Volta "muito feliz". "Deixa-me de coração cheio, ainda que, por enquanto, não esteja 100% concretizado, porque ainda não tive nenhuma etapa que pudesse dizer que saiu como eu queria, mas estou muito feliz. Estou muito orgulhoso por aqui estar", garante.
A etapa de segunda-feira, com chegada a Viseu, era uma das que Iuri Leitão poderia vencer. Contudo, faltou "um bocadinho muito grande". "Acabei por ser terceiro, mas é assim mesmo, as pernas já não eram a mesma coisa do que no início, têm sido dias muito exigentes. No final estávamos todos já bastante desgastados", acrescenta.
Iuri Leitão está na posição 64 da geral.