Ivan Domingues vence corrida sprint do GP de Espanha de Fórmula 3 e põe fim a 12 anos de seca para Portugal
A última vitória portuguesa neste campeonato tinha sido conseguida por António Félix da Costa, há 12 anos
Corpo do artigo
O piloto português Ivan Domingues (Alpine) venceu este sábado, em Barcelona, a corrida sprint do Grande Prémio de Espanha de Fórmula 3, campeonato de iniciação paralelo ao Mundial de Fórmula 1.
O piloto natural de Leiria concluiu a corrida com o tempo de 35.54,369 minutos, deixando na segunda posição o mexicano Santiago Ramos, a 2,108 segundos, com o búlgaro Nikola Tsolov em terceiro, a 4,292 segundos.
“Sempre disse que o meu sonho era ouvir o hino nacional e ver erguer a nossa bandeira no lugar mais alto do pódio. Partilho esta vitória com todos os portugueses, e em particular com a minha família, a minha equipa e todos aqueles que me têm acompanhado”, disse o piloto, de 19 anos.
Esta foi a primeira vitória de Ivan Domingues na sua temporada de estreia neste campeonato de iniciação, que serve de antecâmara ao Mundial de Fórmula 1, à quinta corrida da época.
A última vitória portuguesa neste campeonato tinha sido conseguida por António Félix da Costa, há 12 anos.
Ivan Domingues largou do sexto lugar, chegando à liderança logo na terceira curva do traçado catalão, assinando, por duas vezes, a volta mais rápida.
“Sabíamos que o início de época seria muito difícil, mas tínhamos de trabalhar e ser resilientes, para continuar a crescer, numa categoria tão competitiva. Vamos manter este foco, trabalhar e procurar sempre dignificar o escudo que carrego no capacete, se possível com outro bom resultado já na corrida de amanhã [domingo]”, concluiu o piloto, que no domingo disputa a corrida principal.
