
Jackson Martinez festeja golo marcado ao Moreirense
Global Imagens
O FC Porto isolou-se provisoriamente na liderança da I Liga ao vencer em casa o Moreirense por 1-0. O golo foi apontado por Jackson Martinez, agora o melhor marcador do campeonato.
Corpo do artigo
O FC Porto colocou-se provisoriamente na liderança da I Liga, ao bater o Moreirense por 1-0, num jogo em que os bi-campeões nacionais regressaram aos triunfos após derrotas com o Sp. Braga (Taça de Portugal) e o Paris St-Germain (Liga dos Campeões).
Num encontro em que defrontavam em casa o penúltimo da classificação, os portistas criaram diversas oportunidades para marcar, mas a 19 minutos minutos do final acabariam por conseguir chegar à vantagem por Jackson Martinez
Logo no primeiro minuto, o colombiano poderia ter colocado a sua equipa na frente, mas o seu remate acabou ao lado, num lance que foi prenúncio de outras situações de perigo criadas por James Rodriguez, Jackson Martinez e Varela até aos 20 minutos.
Perante um adversário praticamente inofensivo, o FC Porto continuou sempre a ser a equipa mais perigosa, com Jackson Martinez a voltar a criar perigo aos 28 minutos e com João Moutinho a obrigar Ricardo Ribeiro a uma boa defesa aos 34.
No segundo tempo, o guardião Ricardo Ribeiro foi conseguindo adiar o golo da equipa da casa, que parecia inevitável, primeiro ao defender um livre de João Moutinho, aos 54 minutos, e depois ao se opor a um cabeceamento de James Rodriguez, aos 59.
Depois de Otamendi quase marcar na própria baliza, aos 66 minutos, o FC Porto finalmente chegou ao golo num cabeceamento de Jackson Martinez na sequência de um canto de James Rodriguez, aos 71 minutos.
Até final, destaque ainda para mais uma boa oportunidade criada pelos portistas, novamente por Jackson Martinez, após um cruzamento de Danilo, que Ricardo Ribeiro conseguiu neutralizar.
Com este resultado, o FC Porto fica com mais três pontos que o Benfica que joga na segunda-feira com o Sporting, naquele que o jogo grande desta 11ª jornada.
Sob a arbitragem de Vasco Santos, do Porto, no Estádio do Dragão, com a assistência de 24610 espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
FC Porto: Helton, Danilo, Otamendi, Mangala, Alex Sandro, Defour, Lucho Gonzalez (Kelvin, 46), João Moutinho, James Rodriguez (Christian Atsu, 89), Jackson Martinez e Varela (Kléber, 56).
Suplentes: Fabiano, Iturbe, Kléber, Miguel Lopes, Abdoulaye, Christian Atsu e Kelvin.
Moreirense: Ricardo Ribeiro, Paulinho, Anilton, Ricardo Fernandes, Augusto Loureiro, Filipe Gonçalves, Júlio César (Renatinho, 82), Pablo Oliveira (Wagner, 72), Pintassilgo (Castro, 78), Ghillas e Fábio Espinho.
Suplentes: Ricardo Andrade, Ricardo Pessoa, Castro, Rafel Lopes, Renatinho, Wagner e Diego Gaúcho.
Ação disciplinar: cartão amarelo para Filipe Gonçalves (52); Alex Sandro (62); Mangala (77) e Fábio Espinho (84).