Jean-Michel Aulas deixa liderança do Lyon. John Textor é o novo presidente e CEO interino
O novo presidente do Lyon é o empresário norte-americano que comprou o clube francês no último verão.
Corpo do artigo
Chegou ao fim uma das mais antigas e bem-sucedidas lideranças num clube de futebol na Europa. Jean-Michel Aulas deixa, a partir desta segunda-feira, de ser presidente do Olympique de Lyon depois de 36 anos nos comandos do clube.
Em comunicado, o Lyon esclarece que o novo presidente é John Textor, o empresário norte-americano que comprou o Lyon no último verão e que, antes, já tinha tentado entrar para a SAD do Benfica.
"Na reunião realizada a 5 de maio de 2023, o Conselho de Administração do OL Groupe nomeou o Sr. John Textor como Presidente do Conselho de Administração a partir de 5 de maio de 2023 até ao final do seu mandato como administrador, na sequência da cessação das funções do Sr. Jean-Michel Aulas como Presidente e Diretor Executivo do OL Groupe. John Textor foi igualmente nomeado Diretor-Geral do OL Groupe a partir de 5 de maio de 2023, por um período transitório, enquanto é identificado e nomeado um novo Diretor-Geral", pode ler-se no comunicado do Lyon.
1655479304711553031
Jean-Michel Aulas passa a ser "presidente honorário" depois de ter conduzido o Lyon ao primeiro título francês e ter conquistado, entre 2001 e 2008, sete campeonatos seguidos. Por esse legado, o clube "agradece sinceramente" ao agora ex-presidente pelo "empenho e dedicação sem reservas" durante "mais de três décadas".
"O OL Groupe congratula-se por poder continuar a beneficiar da experiência e da orientação do Sr. Jean-Michel Aulas. Todas as partes interessadas lhe estão gratas pelo seu empenhamento e qualidades de liderança, que permitiram que o clube se tornasse um ator importante do futebol europeu, tanto masculino como feminino. A prioridade do novo Presidente e Diretor-Geral e do Conselho de Administração será reforçar a posição do Olympique Lyonnais na cena futebolística mundial, em conformidade com as mais elevadas ambições da sua ilustre história", termina a nota do clube francês.