
Jorge Jesus
Pedro Correia/Global Imagens
O treinador do Sporting garantiu este sábado que nunca descartou os "leões" da luta pelo título da I Liga de futebol, apesar de reconhecer a dificuldade do objetivo.
Corpo do artigo
Em declarações prestadas na conferência de imprensa de antevisão da partida com o Moreirense, a contar para a 21.ª jornada da I Liga, o técnico leonino assegurou que a sua equipa continua envolvida na corrida, sem deixar de admitir que "há outros objetivos a conquistar", em virtude dos 13 pontos de diferença para o líder Benfica (mais um jogo) e nove pontos para o FC Porto.
"Não disse que o Sporting está fora [da luta pelo título], disse que está muito mais difícil. Com duas equipas para recuperar fica muito mais difícil. Amanhã [domingo] vamos ter mais um jogo complicado. O propósito é vencer e o Sporting tem de vencer todos os jogos", afirmou.
Para o técnico leonino, o caminho do Sporting passa agora por "melhorar a qualidade de jogo e valorizar aqueles jogadores que até agora não têm jogado tanto", lembrando que o clube tem "muita responsabilidade" até ao epílogo do campeonato.
Paralelamente, Jorge Jesus admitiu que a sua formação "cometeu erros", nomeadamente na defesa, com um elevado número de golos sofridos. "É uma verdade que o Sporting no ano passado foi a equipa com menos golos sofridos e este é um tema que temos de corrigir no futuro", adiantou, acrescentando: "Não podemos culpar só as decisões de arbitragem".
A aposta na formação foi igualmente defendida pelo treinador, que valorizou um "equilíbrio" entre os jovens formados no clube e a prospeção. "A estratégia em que eu e o presidente estamos imbuídos é valorizar a formação e equilibrar com a prospeção", sublinhou, relevando aqui os nomes dos reforços Bas Dost e Alan Ruiz como exemplos positivos de aquisições.
O regresso de jovens como Podence e Francisco Geraldes ao plantel leonino, depois de metade da época cumprida em Moreira de Cónegos, foi considerada pelo técnico uma estratégia para ganhar tempo em relação ao futuro.
"O Sporting já tinha aqui vários jovens. É uma tentativa de poder avançar. Temos de dar um passo atrás para dar dois em frente, na tentativa de dar evolução a estes jogadores que são o futuro do Sporting. Estamos a tentar descobrir o presente para olhar para o futuro. É trabalhar já, ganhando alguns meses à frente".
Já sobre o Moreirense, Jorge Jesus recordou que o emblema minhoto já venceu a Taça da Liga este ano e que está a protagonizar uma "recuperação muito interessante". "Já jogou com os nossos rivais e mostrou toda uma capacidade que nos altera, que nos transmite que não vai ser fácil", concluiu.
O Sporting visita este domingo o Moreirense, num jogo da 21ª jornada da I Liga agendado para as 18h00, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, com arbitragem de Manuel Oliveira, da Associação de Futebol do Porto.