Joana Schenker e o campeonato Boogie Chicks: "Uma prova só com mulheres é o lugar ideal para encontrar inspiração"
Começa esta sexta-feira, 13 de outubro, a edição deste ano do campeonato Cascais Boogie Chicks 2023. A campeã do Circuito Nacional, Joana Schenker, garante que o torneio é uma oportunidade para as atletas procurarem inspiração. Destino: praia de Carcavelos.
Corpo do artigo
"É a oportunidade para ver um campeonato um pouco diferente. Por ter apenas mulheres na água torna-se uma competição distinta", explica a algarvia Joana Schenker, quarta classificada na edição deste ano do Circuito Mundial de bodyboard sobre o campeonato Cascais Boogie Chicks 2023, que junta entre esta sexta-feira e domingo algumas das melhores atletas do mundo da modalidade.
A praia de Carcavelos recebe o torneio que tem, entre outros nomes, a brasileira Neymara Carvalho, a cinco vezes campeã do mundo de bodyboard.
"Esta é também uma oportunidade para as mulheres que gostam da água, que gostam de desportos na água, procurarem uma inspiração. Ainda para mais numa praia portuguesa e num país com muito talento no bodyboard", comenta Joana Schenker em entrevista à TSF.
TSF\audio\2023\10\noticias\12\joana_schenken_entrevista
Não está em prova porque este ano abdicou do Circuito Europeu deste ano, inconciliável com o Circuito Mundial. À margem, a bodyboarder portuguesa olha para a oportunidade para as atletas mais jovens: "É o tipo de campeonato que permite às atletas competir com outras com maior experiência. Uma oportunidade única para que possam viver a competição um pouco mais a sério. Acredito que para as miúdas que já têm mostrado talento possam adquirir mais alguma experiência."
Experiência e inspiração. Também Joana Schenker está à procura das melhores sensações para fechar a temporada. "O Circuito Mundial feminina terminou e fiquei em quarto lugar. Foi uma boa prestação, isto apesar do circuito ter sido muito intenso. Agora lideram o ranking do circuito nacional e, claro, o objetivo é revalidar o título. Mas quero, sobretudo, fazer um bom bodyboard."
À espera da última etapa do circuito nacional, agendada para Peniche, Joana Schenker regressou a casa. "Estou em Sagres. Um lugar com altas ondas, onde me sinto bem. Procuro treinar todos os dias, preparar-me física e mentalmente, quero estar em forma para, daqui a três semanas para a última prova do ano".