O internacional português esteve perto de regressar ao FC Porto, mas acabou mais a norte.
Corpo do artigo
O SC Braga oficializou esta sexta-feira a contratação de João Moutinho. O internacional português assina com os bracarenses por uma temporada. O médio esteve próximo de regressar ao FC Porto, mas acabou por assinar contrato com os minhotos.
João Moutinho vai vestir a camisola número 28 do SC Braga.
Dispensamos palavras, apresentamos talento ✨
- SC Braga (@SCBragaOficial) August 25, 2023
João Moutinho é Gverreiro!
⤷ https://t.co/mcMxKphtgq#PorMais | #JoãoMoutinho pic.twitter.com/OjziJBmQhU
O médio português, de 36 anos (fez 37 em menos de um mês) começou a carreira profissional do Sporting, onde foi formado. Pelos leões, João Moutinho fez 243 jogos e marcou 30 golos entre 2004 e 2010, tendo mesmo envergado a braçadeira de capitão leonina. No verão de 2010, e após divergências com o então presidente do Sporting, José Eduardo Bettencourt, o médio foi transferido para o FC Porto por 11 milhões de euros. Para a história dessa transferência fica a conferência de imprensa do líder leonino em que apelidou o jogador de "maçã podre".
O jogador entrou de estaca na equipa de André Villas-Boas que venceu o campeonato, a Taça de Portugal, a Supertaça Cândido de Oliveira e a Liga Europa. Fez ainda mais dois anos sob o comando de Vítor Pereira. Totalizou 140 jogos, nos quais marcou dez golos.
No verão de 2013, o médio transferiu-se para o Mónaco, num pacote que incluía James Rodríguez e que fez entrar 70 milhões de euros nos cofres portistas. Ainda assim, o valor da transferência do português foi de 25 milhões de euros.
O médio realizou 219 partidas pelo clube do principado, onde marcou 11 golos, entre 2013 e 2018. Nesse ano, transferiu-se por 5,6 milhões de euros para o Wolverhampton. Em Inglaterra marcou cinco golos em 212 jogos.
João Moutinho é o segundo português mais internacional de sempre, atrás de Cristiano Ronaldo. Pela seleção principal, o médio fez 146 jogos e marcou sete golos, tendo participado numa Taça das Confederações, dois Mundiais e quatro Europeus. É um dos campeões da Europa de 2016, tendo feito a assistência para o golo de Éder na final frente à França.