O bicampeão europeu João Pina (categoria de -73 kg) ficou fora da corrida às medalhas nos Mundiais de judo, que decorrem em Paris, enquanto Joana Ramos se mantém em prova.
Corpo do artigo
João Pina, sétimo do "ranking" da IFJ, perdeu ao terceiro combate com o cazaque Rinat Ibragimov, ao ser projetado logo no primeiro minuto, com vantagem máxima para o seu adversário, 41.º da classificação mundial.
Antes disso, o judoca do Sporting tinha durante a manhã ultrapassado dois rivais na Poule C, o turco Hasan Vanlioglu (por ippon) e o austríaco Peter Scharinger (por waza-ari).
João Pina e Joana Ramos disputaram os respetivos combates ao mesmo tempo, com a judoca portuguesa a também sair derrotada, mas em uma situação (perdeu com a vencedora da Poule A) que a colocou na zona de repescagem.
Joana Ramos foi batida pela mais conceituada judoca da categoria de -52 kg: a japonesa Yuka Nishida, líder do "ranking" mundial e a quem nunca venceu (cinco derrotas em cinco combates).
Nos despiques prévios, Joana Ramos derrotou Romy Tarangul (yuko), Majlinda Kelmendi (waza-ari) e Meriem Moussa (waza-ari).
Ainda hoje a judoca irá medir forças com a espanhola Laura Gomez, num combate em que a vencedora irá depois lutar pela medalha de bronze.
Logo de manhã, nos mundiais que decorrem até ao fim de semana, Telma Monteiro sofreu uma derrota inesperada nos -57 kg.
Telma, segunda do "ranking" mundial, era uma das favoritas ao título, mas viu-se surpreendida perante a alemã Myriam, 24.ª da hierarquia da Federação Internacional de Judo, e com quem nunca tinha sido derrotada.
Em quatro presenças anteriores em Mundiais, Telma Monteiro nunca tinha falhado um pódio: conquistou três medalhas de prata (Tóquio2010, Roterdão2009 e Rio de Janeiro2007) e uma de bronze (Cairo2005).