O português João Sousa apurou-se este sábado, pela primeira vez, para a final do Estoril Open em ténis, ao vencer em três 'sets' o duelo no 'Court' Central contra o grego Stefanos Tsitsipas.
Corpo do artigo
Com o público do seu lado, o tenista vimaranense, de 29 anos, atual 68.º do 'ranking', acabou por se impor na estreia frente ao jovem helénico, de 19 anos, que ocupa o 44.º lugar na hierarquia, ao fim de duas horas e oito minutos de encontro, com os parciais de 6-4, 1-6 e 7-6 (7-4).
O número um português igualou assim o feito de Frederico Gil, igualmente finalista em 2010, quando o único torneio ATP em Portugal ainda se disputava no Jamor.
João Sousa vai agora disputar a final do torneio no Clube de Ténis do Estoril diante do vencedor da outra meia-final entre o norte-americano Frances Tiafoe e o espanhol Pablo Carreño Busta, atual detentor do título.
No final do jogo, em declarações à TVI, o tenista disse que esta vitória lhe dá confiança para o jogo na final, isto numa semana que não podia ter corrido melhor.
"Este ano estou a conseguir jogar bom ténis. Cada encontro tem sido uma grande batalha e uma grande vitória. Mais uma hoje, com o apoio de um público fantástico, não há palavras para descrever o carinho que senti dentro do campo. Devo muito a este público, a vitória também é deles", adiantou o jogador.
TSF\audio\2018\05\noticias\05\joao_sousa_1_semana_de_sonho
João Sousa deixou ainda um elogio ao adversário, o grego Stefanos Tsitsipas, um jogador jovem mas com "uma carreira promissora pela frente".
TSF\audio\2018\05\noticias\05\joao_sousa_2_grego
Ainda este sábado, João Sousa pode também chegar à final de pares, ao lado do argentino Leonardo Mayer, algo que nunca foi conseguido por um tenista português.
No último encontro do dia, a dupla luso-argentina vai defrontar os britânicos Cameron Norrie e Kyle Edmund, que foi eliminado na sexta-feira por João Sousa, nos quartos-de-final de singulares.