O atleta português terminou os 50 quilómetros marcha dos Mundiais de Atletismo, que decorrem em Londres, na 11ª posição, numa corrida que foi ganha pelo francês Yohann Diniz.
Corpo do artigo
João Vieira terminou a prova com o tempo de 3:45.28 horas enquanto o outro português em prova, Pedro Isidro, foi 32º, com 4:02.30.
"Estou satisfeito, com o dever cumprido, depois de muitas dificuldades na última semana. Consegui suportar e entrar dentro do andamento da prova e chegar ao final", afirmou o atleta, de 41 anos.
Para Vieira, este "foi um bom resultado", próximo do recorde nacional, quando o objetivo era apenas acabar a prova, sobretudo para "ganhar experiência e confiança". O veterano prometeu agora "continuar em frente" até aos Jogos olímpicos de Tóquio2020 e dedicar-se a esta distância.
Já Pedro Isidro contou como sofreu um "percalço" durante a prova devido às palmilhas dos sapatos, que começaram a sair dos pés. "Tive de parar para tirar as duas. É óbvio que o conforto do pé já não foi o melhor", lamentou.
Mesmo assim, mostrou-se "contente" por ter terminado a prova, que seis atletas não conseguiram acabar, enquanto nove foram desclassificados.
Tricampeão europeu, em 2006, 2010 e 2014, e detentor do recorde do mundo, com 3:32.33, Yohann Diniz sagrou-se pela primeira vez campeão mundial, com o tempo de 3:33.11 horas, novo recorde dos campeonatos.
Os japoneses Hirooki Arai, prata, com 3:41:17, e Kai Kobayashi, bronze, com 3:41:19, completaram o pódio desta prova.