Sindicato assume a representação dos jogadores para garantir que os mesmos tomaram conhecimento das novas regras a aplicar.
Corpo do artigo
Os jogadores dos clubes da Primeira Liga de futebol vão assumir, de forma coletiva, o Código de Conduta que consta do parecer técnico da Direção-Geral da Saúde (DGS) para o arranque do campeonato. A informação é avançada à TSF pelo presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, Joaquim Evangelista.
Este era o ponto "que merecia mais reservas" porque "exigia, aparentemente, uma declaração individual dos jogadores", dando a ideia de que "havia uma responsabilização", colocando em causa "os direitos fundamentais" dos jogadores.
12181822
"Ficou claro que não era isso que se pretendia", esclarece Joaquim Evangelista, que cita a própria diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, para explicar que este é apenas um "consentimento informado".
"É uma declaração de que os jogadores tomaram conhecimentos das regras deste protocolo", assumindo um "comportamento adequado ao seu cumprimento".
TSF\audio\2020\05\noticias\12\joaquim_evangelista_1_13h
Por isso, e para "não haver o ónus e uma reserva que gerasse mais intranquilidade", foi sugerido que o sindicato assumisse o conhecimento das regras "em nome dos jogadores".
"Enquanto cidadãos e jogadores responsáveis vão cumprir as regras que este momento exige", garante Joaquim Evangelista.
TSF\audio\2020\05\noticias\12\joaquim_evangelista_2_14h
Com os jogadores e familiares obrigados e ficar em isolamento e a só saírem para treinos e jogos, o presidente do Sindicato garante que jogadores e familiares estão "totalmente esclarecidos" e pede que "não se criem dúvidas que eles não têm".
O Governo autorizou o regresso da Primeira Liga de futebol a partir do fim de semana de 30 e 31 de maio, com os jogos a realizarem-se à porta fechada.