Henrique Jones, médico da selecção nacional e membro do comité médico da UEFA, disse à TSF que as recomendações do organismo do qual faz parte apontam para a não realização de jogos com temperaturas abaixo dos 15 graus negativos. O Benfica defronta o Zenit esta quarta-feira, jogo da primeira mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, e tem à espera mais de vinte graus negativos.
Corpo do artigo
«Há uns meses atrás discutimos essa situação, entre membros do Comité, e o que ficou acordado é que com tempertaturas abaixo dos 15 graus negativos é o delegado ao jogo da UEFA que decide, a menos que as duas equipas estejam de acordo para a realização do respectivo jogo», vincou Henrique Jones.
O médico da selecção nacional advertiu ainda que temperaturas comportam determinados riscos: «há o risco de lesões musculares, de lesões traumáticas devido ao gelo e à neve. Os músculos têm que estar bem preparados. As dificuldades respiratórias são maiores e a fadiga instala-se mais rapidamente».
«Ter cuidados necessários de manutenção do calor corporal, proteger as extremidades, utilizando luvas, colans, gorros e proteger a cara. Muito importante também é que os jogadores bebam bebidas quentes e reforçar a dieta com hidratos de carbono na véspera e no dia do jogo», recomendou o médico.