Jogo sem balizas na 1.ª parte, só Geny viu uma na segunda: Sporting vence nos Açores. Veja o golo
Depois de uma primeira parte quase sem remates à baliza, Geny decide aos 50 minutos e dá a vitória ao Sporting (0-1), em Ponta Delgada, frente ao Santa Clara. Veja aqui o golo solitário que coloca novamente os leões, provisoriamente, no primeiro lugar da Liga
Corpo do artigo
O Sporting começa a segunda parte com a vontade que não se viu nos primeiros 45 minutos. Geny Catamo surge do lado direito do ataque leonino, remata à baliza com o pé direito e desata o nó nos Açores, marcando o primeiro e único golo do encontro frente ao Santa Clara, aos 50 minutos. A assistência foi de Trincão - que fez mais uma, a 12.ª só esta época na Liga, liderando a lista - com o pé esquerdo de trivela.
O Santa Clara tenta subir no terreno nos minutos seguintes, mas, aos 66', foi Gyokeres quem remata ao poste direito, após passe de Fresneda.
Dois minutos depois, De Bast marca um livre perigoso diretamente para a área adversária e Diomande, de cabeça, põe a bola pela segunda vez no fundo da baliza, mas o VAR considera fora de jogo do central leonino por 13 centímetros, anulando a jogada.
Pedro Gonçalves - que esteve uma volta inteira fora dos relvados - regressou esta tarde, para jogador os últimos minutos da partida. Já Conrad Harder, entrou para disputar os 15 minutos finais, após ter sido um tema quente depois das declarações de Rui Borges, logo a seguir ao recente empate, em Alvalade, frente ao Braga.
Mais de meia-hora de jogo em Ponta Delgada e parece que as balizas não estão lá, numa primeira parte quase sem remates à baliza. Contra a maré, só aos 38 minutos, De Bast, do meio do meio-campo, remata de livre direto com algum perigo para o centro da baliza açoriana, mas Gabriel Batista defende.
Os da casa respondem quatro minutos depois, num cabeceamento de Vinícius na sequência de um livre, mas Rui Silva defende. Na resposta imediata, Trincão remata forte, mas a bola passa ligeiramente ao lado do poste esquerdo da baliza do Santa Clara.
A terminar a primeira parte, Geny (aqui só ameaça) remata de longe e o guarda-redes adversário defende a dois tempos. Na segunda parte lá aparecem as balizas, mas só o moçambicano viu as redes.
Já após o apito final, instala-se a confusão no relvado, com o árbitro Cláudio Pereira a mostrar vários cartões vermelhos.
Onze do Santa Clara: Gabriel Batista; Sidney Lima, Luís Rocha e MT; Diogo Calila, Daniel Borges, Pedro Ferreira e Matheus Pereira; Lucas Soares, Vinícius e Gabriel Silva.
Onze do Sporting: Rui Silva; Eduardo Quaresma, Diomande e Gonçalo Inácio; Fresneda, Debast, Hjulmand e Maxi Araújo; Trincão, Gyokeres e Geny Catamo.
Suplentes do Santa Clara: Neneca, Matheusinho, Ricardinho, João Costa, Frederico Venâncio, Edney Silva, Guilherme Ramos, Wendel Costa e Serginho.
Suplentes do Sporting: Franco Israel, Matheus Reis, St. Juste, Pedro Gonçalves, Harder, Biel, Ricardo Esgaio, Geovany Quenda e Eduardo Felicíssimo.