Grandes eventos desportivos não vão contar com a presença de adeptos, por decisão do Governo.
Corpo do artigo
Não vai haver público nas bancadas nos jogos e futebol da Primeira Liga nem nas provas de Fórmula 1, em Portugal, até ao fim do período determinado para o desconfinamento.
O jornal Expresso adianta que o Governo decidiu que não haverá presença de adeptos nos estádios até ao final deste campeonato de futebol e que também o Grande Prémio de Fórmula 1 - que acontece no Autódromo do Algarve a 2 e 3 de maio - não poderá ter ninguém a assistir presencialmente.
Contrariamente ao que tinha admitido o secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo, numa entrevista ao jornal A Bola, o Governo é agora taxativo sobre o assunto: "Os eventos mencionados não terão público".
Em declarações à TSF, Elidérico Viegas, presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), afirma que pode ter havido excesso de zelo por parte do Governo nesta decisão.
Os empresários do turismo algarvios esperavam que a realização de um grande evento desportivo como o GP de Fórmula 1 trouxesse mais pessoas à região e melhorasse as perspetivas do setor turístico - expectativas que saem defraudadas, perante esta decisão do Governo. A AHETA insiste que, com a atual evolução positiva da pandemia, uma parte do autódromo poderia ficar aberta ao público.
TSF\audio\2021\03\noticias\19\eliderico_viegas_1_excesso_de_zelo
Ainda assim, as provas desportivas terão algum impacto, trazendo equipas e jornalistas, mas é preciso haver continuidade, defende Elidérico Viegas.
TSF\audio\2021\03\noticias\19\eliderico_viegas_2
Recorde-se que, em outubro de 2020, a Fórmula 1 regressou a Portugal pela primeira vez em 25 anos e, na altura, o evento contou com a presença de adeptos no autódromo, tendo sido alvo de controvérsia pela dificuldade na aplicação das medidas de proteção contra a pandemia de Covid-19.
Notícia atualizada às 8h57
LEIA TUDO SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19
13475989