Jogos entre Anderlecht e Standard de Liège sem adeptos visitantes por causa da violência
A partida de quinta-feira entre ambas as equipas para a Taça da Bélgica foi interrompido devido a confrontos entre adeptos.
Corpo do artigo
O Anderlecht e o Standard de Liège decidiram esta segunda-feira que os encontros entre ambas as equipas não vão ter adeptos visitantes até pelo menos ao final da próxima época. A decisão foi tomada em consequência dos vários casos de violência entre dois dos mais titulados clubes na Bélgica.
"Pelo menos até ao final da época 2024-2025, não será permitida a presença de adeptos visitantes nos jogos entre o Standard e o RSC Anderlecht", escrevem os dois clubes, num comunicado conjunto publicado no site da equipa de Bruxelas.
Les matches entre le RSCA et le Standard sans fans visiteurs jusqu'à la mi-2025 minimum. Meer informatie over de gezamenlijke beslissing met @Standard_RSCL op https://t.co/RCdwJJMN5N ⚪
- RSC Anderlecht (@rscanderlecht) December 11, 2023
Os confrontos entre as duas equipas nos últimos seis anos foram interrompidos em quatro ocasiões. Os problemas recentes começaram em 2017, numa partida para a Taça da Bélgica que teve de ser interrompido temporariamente. Pior aconteceu numa partida do play-off do campeonato belga dois anos depois, já que a partida terminou mais cedo. O mesmo aconteceu no ano passado, num jogo para a liga. Na última quinta-feira, o encontro para a Taça também esteve interrompido temporariamente.
"O que deveria ter sido um dos momentos altos do futebol belga revelou-se frequentemente uma desilusão para os adeptos nos últimos anos", lê-se no comunicado.
Os dois clubes afirmam que estes episódios sucedem-se "apesar das medidas de segurança elaboradas". Para a maioria dos adeptos a rivalidade é "saudável", mas os jogos têm sido estragados por culpa de "um grupo pequeno de adeptos de ambos os lados".
"Por conseguinte, os dois clubes acordaram fazer um período de reflexão", revelam.
E concluem: "Ambos os clubes lamentam profundamente esta decisão e estão conscientes de que ela afetará também alguns dos adeptos mais bem intencionados e leais, mas querem enviar um sinal forte de que a violência não tem lugar dentro e à volta de um estádio de futebol."
Devido aos incidentes de quinta-feira, onde os adeptos entraram em confrontos físicos e arremessaram cadeiras e outros objetos, a Real Federação Belga de Futebol deve punir ambos os clubes, que podem ser obrigados a jogar à porta fechada.