Jorge Carvalho marcou pelo Amarante FC e quase eliminou o Sporting: "Foi um golo engraçado"
O antigo atleta do clube amarantino recorda o golo apontado no final da década de 70. Agora, 45 anos depois, Ká Semedo é o principal candidato a balançar as redes leoninas
Corpo do artigo
Defrontou o Sporting uma dezena de vezes, mas a primeira foi especial. Jorge Carvalho tinha apenas 19 anos e levou à loucura os adeptos do Amarante FC, no antigo Campo da Barroca, quando marcou "um golo engraçado".
Na terceira eliminatória da Taça de Portugal, em 1979/1980, o médio colocou o clube do distrito do Porto em vantagem, aos 32 minutos. "Estive a recordar o golo há uns dias com o guarda-redes do Sporting na altura, o António Fidalgo. Na marcação de um livre, a bola desvia no último defesa. Ele vai para um lado e a bola vai para o outro", lembra.
Rui Jordão empatou aos 62 e, depois, conta Jorge Carvalho, o Amarante dispôs de "várias oportunidades de golo" e, "mesmo no final", a surpresa podia ter subido de tom. "Fui carregado na grande área e talvez pudesse ser grande penalidade", atira.
1-1 em Amarante e, três dias depois, no jogo de repetição - algo que já não existe -, "o Sporting não deu hipóteses" e venceu por 5-0, com um bis de Manuel Fernandes e golos de Manoel Costa, Samuel Fraguito e, novamente, Rui Jordão. 45 anos depois, Jorge Carvalho considera que agora "é mais difícil ganhar ao Sporting", já que se encontra num "nível muito elevado", independentemente da mudança de treinador.
Um dos responsáveis por tentar contrariar o favoritismo leonino é Ká Semedo, atual melhor marcador da Taça de Portugal, com cinco golos. O avançado cabo-verdiano prefere distribuir os louros pelo coletivo, elogiando a forma como a equipa "trabalha". Ainda assim, sonha em marcar em Alvalade. "Se acontecer, será especial porque a minha família toda é do Sporting", confidencia.
Do lado contrário mora Viktor Gyökeres, "um ponta de lança fora de série" com quem tenta "aprender ao máximo". "Só costumava ver o Sporting contra os grandes, mas depois toda a gente começou a falar do Gyökeres. Tive curiosidade e agora vejo sempre, inclusivamente, jogos da Suécia."
A partida dos 16 avos de final da Taça de Portugal entre Sporting e Amarante realiza-se, esta sexta-feira, às 20h45, no Estádio José de Alvalade.
