Jorge Fonseca perde nos quartos de final nos Mundiais de judo mas ainda pode lutar pelo bronze

epa07804287 Jorge Fonseca of Portugal celebrates after defeating Niyaz Ilyasov of Russia to win the men's -100kg category final at the Judo World Championships 2019 in Tokyo, Japan, 30 August 2019. EPA/KIMIMASA MAYAMA
EPA
Judoca português perdeu o combate com o azeri Zelym Kotsoiev (11.º), por ippon.
Corpo do artigo
Jorge Fonseca perdeu o combate nos quartos de final dos Mundiais de Judo, que acontecem em Tashkent, no Uzbequistão, mas ainda pode lutar pela medalha de bronze. O português, bicampeão mundial de judo em -100 kg, caiu para a repescagem ao perder com o azeri Zelym Kotsoiev (11.º), por ippon.
Fonseca, que se sagrou campeão mundial em 2019 em Tóquio e 2021 em Budapeste, tornando-se o primeiro português campeão mundial da modalidade, partia como número um do mundo e grande favorito, mas não conseguirá repetir a proeza, depois de relegado para o quadro de discussão das medalhas de bronze.
Em Tashkent, o judoca encontrou na estreia o romeno Asley González, antigo vice-campeão olímpico, campeão mundial e campeão pan-americano, ainda na categoria de -90 kg, e venceu por waza-ari, já no golden score (6.29 minutos), no seguinte derrotou o sérvio Bojan Dosen, por ippon, e no terceiro combate cedeu frente a Kotsoiev, com quem tinha um histórico negativo (quatro derrotas e apenas uma vitória).