O treinador do Benfica reconhece que a Taça de Portugal é um dos objetivos da época, enquanto o técnico da equipa minhota garante que vai lutar até ao fim para conseguir o troféu pela primeira vez.
Corpo do artigo
Numa conferência de imprensa conjunta com o treinador vimarenense, Rui Vitória, e com o árbitro do encontro, Jorge Sousa, Jorge Jesus realçou ontem a importância de vencer a "prova rainha" do futebol nacional.
«Neste momento, o que é importante é que vamos estar numa decisão. Só ganha títulos quem chega às decisões. É uma festa do futebol completamente diferente. É o último jogo desta época, com um título em disputa. Estamos super motivados, como estivemos na final que foi ultrapassada [Liga Europa]», disse.
«Além do campeonato, a Taça foi o um dos objetivos que traçámos. Não salva época nenhuma. É a prova rainha da nossa calendarização, o que significa que é um troféu muito importante. Todos os treinadores e jogadores têm o sonho de estar aqui e sair daqui com a conquista do troféu», sublinhou.
Por outro lado, Jorge Jesus garantiu que a derrota na final da Liga Europa, frente ao Chelsea (1-2), não vai inibir os seus jogadores, que apenas vão estar focados em confirmar a «qualidade do trabalho» executado.
Jorge Jesus foi ainda desafiado a caracterizar o treinador adversário e elogiou as capacidades que Rui Vitória tem vindo a demonstrar nos clubes por onde tem passado.
«É a segunda vez que defronto o Rui numa final. O percurso dele tem sido de afirmação e de valorização. As nossas carreiras só têm significado pelos percursos que fazemos. O trabalho que o Rui tem feito nas equipas, incluindo o Fátima, demonstra bem a sua capacidade», concluiu.
Já Rui Vitória garantiu ontem que a equipa «está totalmente» focada no jogo de domingo e garantiu que a conquista da Taça, a acontecer, «será merecida para a cidade e para os adeptos».
«Temos muito respeitinho, e o respeitinho é muito bonito, e sabemos as virtudes que o Benfica tem, mas temos o sonho de conquistar esta Taça e levá-la para Guimarães, usando as nossas armas e explorando-as», afirmou Rui Vitória na conferência de imprensa de antevisão do jogo.
O técnico desvalorizou o facto de o Benfica poder estar moralmente afetado por ter perdido recentemente duas competições - a I Liga e a Liga Europa.
Numa análise a Jorge Jesus, Rui Vitória classificou-o como «um treinador de referência que tem deixado sempre uma marca nos clubes pelos quais tem passado».
Benfica, detentor de 24 troféus, e o Vitória de Guimarães, derrotado nas cinco finais que disputou, jogam domingo, às 17h15, no estádio nacional, a final da Taça de Portugal em futebol, sob arbitragem de Jorge Sousa, do Porto.