O mais rápido piloto de drones do mundo é um rapaz inglês de 15 anos. Luke Bannister ganhou, no Dubai, um prémio de mais de 200 mil euros.
Corpo do artigo
Para as corridas de drones, os pilotos têm de usar óculos de realidade virtual que transportam os utilizadores para "dentro" das máquinas voadoras. É através das lentes integradas nos equipamentos que os pilotos aceleram pelos céus a mais de 100Km/h.
[youtube:bIrIvKGSFVU]
O Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, quer impôr-se como a capital mundial dos desportos com drones e por isso organizou o primeiro campeonato "mundial" de drones. Uma prova que decorreu no passado fim-de-semana e cujo circuito - com provas diurnas e noturnas - foi montado a pensar nesse campeonato.
Assista aqui à última corrida da competição.
[youtube:0wrx86oeBn4]
A concorrer pelo título estiveram 32 equipas de 19 países, cada uma com quatro membros: o piloto, o navegador e dois mecânicos. É entre os seus colegas de equipa, a Tornado X-Blades Banni UK, que Luke Bannister, inglês de 15 anos, vai agora distribuir o prémio de 250 mil dólares (cerca de 225 mil euros).
Durante o World Drone Prix do Dubai, o Governo anunciou a criação de uma nova prova. Em dezembro do próximo ano vão decorrer os Mundiais dos Desportos do Futuro. Entre as modalidades em competição haverá corrida e natação robótica e, por exemplo, corridas de carros autónomos.