Estão de partida para a Coreia do Sul seis atletas portugueses, esquiadores e patinadores, que se preparam para participar nos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno, que começam na sexta feira.
Corpo do artigo
O objetivo não é ganhar medalhas, até porque Portugal é um país sem tradição em desportos de inverno, mas o presidente da federação e também chefe da comitiva olímpica da juventude, Pedro Flávio, adianta à TSF que há recordes para bater.
"É objetivo na patinagem de velocidade que os quatros atletas conseguiam bater os seus recordes pessoais", afirma o presidente da federação de desportos de inverno traçando ainda mais um objetivo: "Na disciplina de Mass Start chegar à final feminina seria uma resultado extraordinário."
Portugal leva seis atletas de duas modalidades diferentes, dois de esqui alpino, um rapaz e uma rapariga, quatro de patinagem de velocidade no gelo, dois rapazes e duas raparigas. É na patinagem de velocidade no gelo que Portugal faz história: "Vamos participar com quatro atletas nesta modalidade, algo que apenas catorze países conseguiam", sublinha Pedro Flávio, à TSF.
Há atletas, neste caso, duas das raparigas que vão estar nestes Jogos, que até já participam em Campeonatos do Mundo. Isto "é sinal que temos aqui um potencial de crescimento grande e que, eventualmente, podemos vir a pensar numa possível qualificação para os próximos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina em 2026", revela o dirigente.
A representar Portugal nestes Jogos vão estar os esquiadores Nahia Vieira da Fonte e Emeric Guerillot e os patinadores Jéssica Rodrigues, Francisca Henriques, Martim Vieira e Manuel Piteira. Os Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno decorrem entre 19 de janeiro e 1 de fevereiro, em Gangwon, na Coreia do Sul.