Judoca Telma Monteiro vai disputar medalha de ouro nos Jogos Europeus

Telma Monteiro
DR
Telma Monteiro qualificou-se hoje para a final da competição de -57 kg dos I Jogos Europeus, em Baku, no Azerbaijão, ao vencer a francesa Automme Pavia, nas meias-finais. A final acontece hoje, às 17h20.
Corpo do artigo
A judoca natural de Almada vai disputar o seu quinto título europeu, depois das conquistas em -52 kg, em 2006 e 2007, e em -57 kg, a sua categoria atual, em 2009 e 2012, frente à húngara Hedvig Karakas, 11ª do Mundo.
No seu melhor combate até ao momento, a líder do ranking Mundial bateu a francesa Automne Pavia (sétima da hierarquia) após lhe ter aplicado "yuko" a 2.44 minutos do fim e "waza-ari" a 1.29. A francesa, que tinha vencido três dos quatro combates frente a Telma Monteiro, tinha sido terceira no Mundial de 2014 e foi terceira classificada em Londres2012.
Telma Monteiro chegou às meias finais nestes Europeus absolutos, inseridos nos I Jogos Europeus, após vencer a holandesa Sanne Verhagen (15.ª), por "shido", a advertência mais fraca no judo.
No primeiro combate, Telma Monteiro tinha afastado a sérvia Jovana Rogic (22ª), por decisão no ponto de ouro: ambas terminaram com duas penalizações, pelo que só aos 1.42 minutos do desempate a contenda foi decidida, a favor da portuguesa, por "shido".
Quanto aos restantes judocas portugueses, apenas Sergiu Oleinic está em prova, a discutir o bronze em -66 kg.