Telma Monteiro, Joana Ramos, Yahima Ramirez e Ana Hormigo são os nomes fortes da selecção portuguesa na Taça do Mundo de Lisboa de judo, que decorre a 11 e 12 de Junho, no Pavilhão Multiusos de Odivelas.
Corpo do artigo
Em ano de apuramento olímpico, a selecção portuguesa volta a ter a oportunidade de somar pontos em casa não só para os Jogos de Londres2012, mas para os Mundiais da modalidade, em Agosto, em Paris.
Para o seleccionador Rui Rosa seria bom ter resultados semelhantes aos de há dois anos em Almada, com três medalhas de ouro (Joana Ramos, Telma Monteiro e Yahima Ramirez), uma de bronze (Leandra Freitas) e dois quintos lugares (Ana Cachola e Joana Costa).
«Iríamos ter várias medalhas, vários primeiros lugares e isso seria importante na qualificação olímpica e até no apuramento para os Mundiais», disse Rui Rosa à agência Lusa.
Segundo Rui Rosa, a selecção obtém normalmente bons resultados com as suas judocas internacionais e o desejo é «poder ouvir o hino» na competição que contará com uma selecção alargada de 17 judocas nacionais.
Muitas delas com menor experiência internacional, mas que em Odivelas têm a oportunidade de ter também alguma «rodagem» nos grandes palcos, nomeadamente na Taça do Mundo, prova do calendário internacional.
«Neste momento temos a Telma, a Joana, a Yahima e a Ana Hormigo com mínimos para os Mundiais, são atletas que conseguiram resultados, e esperamos que a Ana Cachola possa ficar entre os três primeiros para o conseguir», acrescentou o técnico.
Telma Monteiro tem o objectivo de vencer uma vez mais a competição, repetindo os triunfos nas Taças do Mundo de Lisboa em 2009 (-57 kg) e de 2007 (-52 kg).
«Espero conseguir vencer. O nível está muito elevado, estão pelo menos duas judocas com medalhas olímpicas (a italiana Giulia Quintavalle e a brasileira Keitlin Quadros), a quem também já ganhei. Mas como estou em casa gostaria de ganhar», revelou Telma Monteiro.
No sábado disputam-se as categorias de -48kg (Ana Hormigo e Inês Ribeiro), -52kg (Joana Ramos, Marta Santos, Teresa Mirrado e Ana Sousa), -57kg (Telma Monteiro, Eunice Santos, Ana Jorge e Joana Nunes) e -63 kg (Ana Cachola, Joana Santos e Ágata Swiatkiewicz), e no domingo as de -70kg (Ana Sena e Andreia Zeferino), -78kg (Yahima Ramirez) e +78kg (Joana Costa).
A Taça do Mundo trará a Odivelas 138 judocas provenientes de 30 países dos cinco continentes.