Pedraza no charco. Sporting perde em casa com Villarreal e complica percurso europeu
Veja o golo. Leões foram derrotados por 1-0 e viram lenços brancos.
Corpo do artigo
O Sporting recebeu e perdeu esta quinta-feira com o Villarreal CF, por 1-0, na primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Com este resultado, os leões ficam em maus lençóis, uma vez que ainda têm que visitar o Estadio de la Cerámica.
O jogo começou de forma no mínimo estranha em Alvalade. O minuto de silêncio em memória de Emiliano Sala estendeu-se por mais tempo do que aquele que seria de esperar. As bancadas de Alvalade, longe de estarem cheias, mantinham-se em silêncio ainda ao segundo minuto de jogo. E no terceiro, o cenário não melhorou.
Chukwueze deixou Acunã para trás no corredor direito do ataque e cruzou para o interior da grande área. André Pinto e Coates deixaram a bola passar e o esférico acabou por sobrar para Pedraza que, já em esforço e em queda atirou para o fundo da baliza de Salin.
Os leões entraram mal e quase que adormecidos frente ao penúltimo classificado da La Liga. Fornals e Pedraza de um lado, Chukwueze e Mario Gaspar do outro iam fazendo o que queriam dos laterais sportinguistas. Tanto fizeram que, aos 25 minutos, Bruno Gaspar não aguentou mais e teve mesmo que sair de maca, sendo substituído por Ristovski.
O submarino amarelo acabou por tirar o pé do acelerador ainda antes do final do primeiro tempo, mas nem por isso a equipa de Marcel Keizer foi capaz de aumentar o ritmo. Coates chegou mesmo a entrar na área adversária, mas nem a pujança do uruguaio salvavam as poucas ideias leoninas.
Foi mesmo em cima do intervalo que o jogo voltou a ter perigo, e logo em ambas as balizas. Primeiro foi Fornals que ultrapassou Ristovski e, já dentro da grande área leonina, sucumbiu à pressão de Coates. No contra-ataque, Raphinha conseguiu cruzar para Jovane que, junto da marca da grande penalidade, atirou contra uma floresta de pernas espanholas.
O Sporting terminava a primeira parte com 63% de posse de bola mas com apenas um remate efetuado à baliza adversária.
A toada do jogo manteve-se na segunda parte, desta vez com o Sporting a atacar mais, mas nem por isso melhor. A melhor oportunidade acabou por chegar ao minuto 69, quando Raphinha fintou o marcador direto e cruzou para a grande área. Bas Dost desviou ao primeiro parte e Andrés Fernández, por reflexo, desviou por cima da baliza.
A noite leonino, que já estava a correr mal, tornou-se ainda pior quando Acuña, aos 74 minutos, viu o segundo amarelo na partida. Javier Calleja percebeu a lacuna que se criava naquele momento e refrescou o lado direito do ataque espanhol, embora sem grande efeito.
O que também não teve efeito foi a tentativa de resposta do Sporting, que acabou o jogo com quatro remates à baliza (contra dois dos espanhóis) e 55% de posse de bola, mas sem pelo menos um golo que pudesse manter tudo em aberto.
Pedraza inaugurou o marcador aos 3'.
1096138876744159232
Onze do Sporting: Salin; Bruno Gaspar, Coates, André Pinto, Acuña; Miguel Luís, Petrovic, Bruno Fernandes; Raphinha, Jovane e Bas Dost
Onze do Villarreal: Andrés Fernandez; Mario Gaspar, Álvaro, Ruiz, Pedraza, Trigueros, Javi Fuego, Funes Mori; Samu Chukwueze, Fornals e Bacca
Suplentes do Sporting: Renan, Ilori, Ristovski, Diaby, Luiz Phellype, Wendel e Gudelj
Suplentes do Villarreal: Asenjo, Cáseres, Iborra, Ekambi, Cazorla, Raba e Quintilla
O jogo foi arbitrado pelo francês Clément Turpin, assistido por Nicolas Danos e Cyril Gringore. Junto às balizas estiveram os árbitros Benoît Bastien e Karim Abed.