Leão acordou esfomeado e pôs a mesa para um banquete: Portugal goleia Polónia e está nos quartos da Liga das Nações. Veja os golos
Além da qualificação para a fase seguinte, a seleção portuguesa garantiu o primeiro lugar do grupo, graças à derrota da Croácia frente à Escócia
Corpo do artigo
Uma primeira parte pobre e sem golos fazia antever um resultado magro, mas isso esteve longe de acontecer. Portugal goleou esta sexta-feira a Polónia por 5-1 e garantiu não só a presença nos quartos de final da Liga das Nações, como o primeiro lugar do grupo A1 da competição.
O primeiro lance de perigo aconteceu para o lado polaco, com Bereszynski a aparecer solto ao segundo poste e a corresponder com um cabeceamento à figura de Diogo Costa. Os portugueses responderam dois minutos depois: Pedro Neto cruzou da direita e Bruno Fernandes, atrapalhado por Bernardo Silva, só consegue um toque leve na bola, sem a conseguir desviar para a baliza.
Aos 28 minutos, Zielinski arrancou bem em contra-ataque, libertou Bereszynski, que só não marcou, porque Nuno Mendes fez um grande corte. Os polacos tiveram ainda mais um par de oportunidades para marcar, mas a última foi de Portugal. Rafael Leão respondeu a um cruzamento vindo da direita e Ronaldo desvia por cima da baliza.
Portugal entrou mais mandão na segunda parte e colheu os frutos disso, logo a seguir à Polónia voltar a ameaçar. Rafael Leão arrancou desde a área portuguesa, deu para Nuno Mendes e o lateral do PSG devolveu o presente em forma de cruzamento perfeito para a cabeça do avançado do AC Milan fazer o 1-0.
Aos 70 minutos, depois de uma grande jogada da seleção portuguesa, Diogo Costa rematou, mas a bola foi desviada pela mão de um polaco. Na conversão da grande penalidade, Cristiano Ronaldo duplicou a vantagem de Portugal.
Dez minutos depois, foi a vez de outros dois brilharem. Vitinha, no círculo central, deixou um adversário no chão com uma finta de corpo e deu para o espaço aberto, onde Bruno Fernandes, de fora da área, rematou para um golaço no Dragão.
Praticamente no lance seguinte, Cristiano Ronaldo fez um bom passe para dentro da área e Pedro Neto, de pé direito, fez o 4-0.
E as contas ainda não tinham acabado, porque aos 87 minutos, Portugal recuperou uma bola em zona subida, Trincão cruzou para o segundo poste e Cristiano Ronaldo marcou de pontapé de bicicleta.
Na jogada seguinte foi a vez de os polacos recuperarem a bola perto da área de Portugal e Marczuk reduziu o marcador.
O resultado não se alterou e do outro jogo do grupo também vinham boas notícias para Portugal. A Escócia venceu a Croácia e a seleção nacional, além do apuramento, assegurou também o primeiro lugar do grupo A1 da Liga das Nações.
Onze de Portugal: Diogo Costa, Diogo Dalot, António Silva, Renato Veiga, Nuno Mendes, João Neves, Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Pedro Neto, Rafael Leão e Cristiano Ronaldo.
Onze da Polónia: Butka, Piatkowski, Bednarek, Kiwior, Bereszynski, Bogusz, Romanczuk, Zielinski, Zalewski, Urbanski e Piatek.
Suplentes de Portugal: José Sá, Rui Silva, João Cancelo, Nelson Semedo, Tomás Araújo, Nuno Tavares, Samu Costa, Vitinha, Otávio, João Félix, Francisco Trincão e Francisco Conceição.
Suplentes da Polónia: Skorupski, Dragowski, Walkiewicz, Slisz, Moder, Kaminski, Puchacz, Buksa, Kozubal e Masczuk.