Leão afogou-se no rio amarelo. Sporting perde com o Dortmund e precisa de um milagre para continuar na Champions
Veja os golos. Os alemães marcaram três na segunda parte e não sofreram nenhum, deixando a eliminatória praticamente fechada
Corpo do artigo
Depois de uma primeira parte positiva, o leão meteu água na segunda, até que se afogou no rio amarelo (que não veio da China, mas da Alemanha) que inundou Alvalade. O Sporting perdeu esta terça-feira com o Borussia Dortmund por 3-0, na primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, e vai precisar de um milagre para virar a eliminatória na Alemanha.
A equipa portuguesa até foi a que esteve mais perto de marcar na primeira parte, mas o jogo foi a zeros para o intervalo. Nos segundos 45 minutos, Guirassy, Pascal Gross e Adeyemi fizeram o resultado a favor da equipa germânica.
Em comparação com o clássico frente ao FC Porto, Rui Borges retirou Gonçalo Inácio, Hjulmand (castigado) e Daniel Bragança da equipa, lançando Matheus Reis, Debast e St. Juste.
Os leões estiveram perto de abrir o marcador aos oito minutos. Emre Can falhou a proteção da bola na linha final, Maxi Araújo cruzou e Schlotterbeck tirou o golo a Conrad Harder.
Pouco depois, boa jogada pela zona central do ataque dos leões e Maxi Araújo, à entrada da área, rematou forte à trave da baliza de Kobel.
Os leões voltaram a estar perto do golo aos 37 minutos. Conrad Harder ganhou pela direita e deu para João Simões, mas o remate foi defendido pelo guarda-redes do Borussia Dortmund.
Até ao intervalo não houve golos e no regresso das equipas nenhum treinador mexeu.
Os alemães entraram melhor no segundo tempo e estiveram perto de marcar aos 55 minutos. Guirassy amorteceu um cruzamento vindo da direita e Adeyemi rematou para uma grande defesa de Rui Silva.
E o golo apareceu mesmo cinco minutos depois. Grande cruzamento de Julian Brandt à direita, Rui Silva ficou a meio do caminho e Guirassy cabeceou para o fundo da baliza do Sporting.
Rui Borges, que já tinha lançado Gyökeres antes do golo, voltou a mexer depois, para colocar Morita e Daniel Bragança para os lugares de Matheus Reis e João Simões.
Aos 68 minutos, a vantagem dobrou. Novamente pela direita, Guirassy desta vez cruzou e Pascal Gross, ao segundo poste, desviou para o 2-0.
A perder por dois, Rui Borges voltou a mexer, na busca do golo, e promoveu uma estreia: Biel, acompanhado por Eduardo Quaresma, entraram para os lugares de Fresneda e Debast.
Pior parecia difícil, mas aconteceu mesmo. Na sequência de uma bola parada ofensiva do Sporting, o Dortmund saiu em contra-ataque e Adeyemi combinou com Julian Brandt para fazer o terceiro golo da partida.
Os leões não tiveram força para reagir e ficaram mesmo com uma desvantagem de três golos para a segunda mão, que se joga na próxima semana na Alemanha.
Onze do Sporting: Rui Silva, Fresneda, Diomande, St. Juste, Matheus Reis, Debast, João Simões, Maxi Araújo, Francisco Trincão, Geovany Quenda e Harder.
Onze do Borussia Dortmund: Kobel, Ryerson, Schlotterbeck, Emre Can, Svensson, Pascal Gross, Marcel Sabitzer, Julian Brandt, Gittens, Adeyemi e Guirassy.
Suplentes do Sporting: Franco Israel, Diego Callai, Morita, Gyökeres, Daniel Bragança, Gonçalo Inácio, Biel, Ricardo Esgaio, Alexandre Brito, Lucas Anjos, Eduardo Quaresma e Afonso Moreira.
Suplentes do Borussia Dortmund: Meyer, Lotka, Yan Couto, Anton, Salih Özcan, Reyna, Beier, Duranville, Chukwemeka e Süle.