Leão bateu com a cabeça, mas galo não foi suficiente para o eliminar. Sporting está nas meias da Taça
Veja o golo. Os leões vão defrontar o Rio Ave na última etapa antes de chegar ao Jamor
Corpo do artigo
Fez um galo na cabeça, mas o leão vai mesmo continuar na prova rainha do futebol português. O Sporting venceu esta quinta-feira o Gil Vicente por 1-0, nos quartos de final da Taça de Portugal, e vai defrontar o Rio Ave na próxima ronda.
O primeiro lance de perigo apareceu para os anfitriões. Santi Garcia serviu Aguirre e o avançado gilista rematou para uma boa intervenção de Rui Silva.
O Sporting também teve uma ou outra aproximação perigosa, nomeadamente com um remate de fora da área de Debast, mas era o Gil Vicente que estava mais perigo e, depois da meia hora de jogo, teve duas chances claríssimas: primeiro foi Aguirre, com remate e recarga, a permitir a defesa a Rui Silva e, depois, Zé Carlos, isolado, rematou ao lado.
O nulo foi para o intervalo com a sensação de que, se houvesse mais uns minutos no primeiro tempo, o Gil Vicente chegaria ao golo.
E, aos 51 minutos, Trincão tentou o cruzamento e Castillo a desviar a bola. O árbitro da partida interpretou como braço na bola e assinalou penálti, mas foi chamado ao monitor do VAR, considerou que o jogador do Gil Vicente "tinha o braço em posição natural" e reverteu a decisão.
Os leões entraram realmente melhores para o segundo tempo e abriram o marcador aos 68 minutos. Zeno Debast, de muito longe, rematou, a bola ainda bateu num adversário, e foi parar ao fundo da baliza.
Pouco depois, Zé Carlos derrubou Maxi Araújo quando o uruguaio ia em direção à baliza do Gil Vicente e viu o segundo amarelo, acabando expulso.
Mesmo com dez jogadores, o Gil Vicente foi para cima nos últimos minutos e conseguiu chegar ao empate. Aos 88 minutos, Félix Correia cruzou da direita e Ruben Fernandes, ao segundo poste, cabeceou para o fundo da baliza. No entanto, após uma longa espera pelo VAR, o golo acabou anulado por fora de jogo.
O jogo terminou com a vitória do Sporting, que vai enfrentar o Rio Ave nas meias-finais da Taça de Portugal.
Onze do Gil Vicente: Brian, Zé Carlos, Marvin, Josué, Ruben Fernandes, Sandro Cruz, Fujimoto, Castillo, Santi Garcia, Félix Correia e Aguirre.
Onze do Sporting: Rui Silva, Ricardo Esgaio, Gonçalo Inácio, Matheus Reis, Maxi Araujo, Fresneda, Debast, Alexandre Brito, Geovany Quenda, Trincão e Harder.
Suplentes do Gil Vicente: Andrew, Tidjany, Bamba, Bermejo, Carlos Eduardo, João Marques, Buatu, Mutombo e Kazu.
Suplentes do Sporting: Franco Israel, Gyokeres, Geny Catamo, Gabriel Araújo, José Silva, Kauâ Pinto, Eduardo Felissíssimo, Manuel Mendonça e Afonso Moreira.