Leão não deixou para a segunda parte o que pôde fazer na primeira. Sporting goleia Gil Vicente
Veja os golos. Trincão, por duas vezes, Diomande e Andrew (autogolo) marcaram nos primeiros 45 minutos da partida.
Corpo do artigo
"É p'ra amanhã, bem podias fazer hoje, porque amanhã sei que voltas a adiar", cantava António Variações em 1983, mas adiar foi coisa que o Sporting não fez nesta noite de abril em 2024. Os leões golearam esta sexta-feira o Gil Vicente por 4-0 na 29.ª jornada da I Liga e está cada vez mais perto do título.
Os quatro golos da partida foram marcados na primeira parte. Trincão abriu o marcador e bisou no terceiro golo, com Diomande a marcar pelo meio. Um autogolo de Andrew fechou as contas da partida.
Depois de ter ganho ainda mais vantagem na última jornada frente ao Benfica, os leões surgiram em Barcelos de olhos postos no título. Geny Catamo, herói desse dérbi, manteve-se na direita, apesar da entrada de Esgaio para o onze. Coates e St. Juste saíram da equipa para entrarem Diomande e Quaresma, enquanto Daniel Bragança regressou ao onze para o lugar de Hjulmand.
E não foi preciso esperar muito para confirmar o bom momento. Aos sete minutos, Gyökeres recuperou a bola em zona subida e Morita, de fora da área, rematou com estrondo ao poste. Os defesas gilistas não conseguiram afastar e Trincão aproveitou para inaugurar o marcador em Barcelos.
Do primeiro ao segundo passaram quatro minutos. Canto estudado à direita, Pedro Gonçalves cruzou para o segundo poste e Diomande cabeceou para o poste mais perto e para o 2-0.
Os leões continuaram a tomar conta do jogo, mas sem o ímpeto da busca pelo primeiro golo. No entanto, isso não quer dizer que não tenha voltado a marcar. Aos 31 minutos, Daniel Bragança volta a recuperar uma bola em zona subida e dá para Francisco Trincão que, na cara de Andrew, teve a frieza necessária para bisar.
Aos 38', novo golo. Bola metida na profundidade para Pedro Gonçalves à esquerda e o português cruzou tenso para um cabeceamento à trave de Gyökeres, mas a bola bate na cabeça de Andrew e entra na baliza do Gil Vicente.
O jogo foi para intervalo com a goleada já no marcador e na perspetiva de uma segunda parte com pouca história, o que acabou por acontecer. Apesar da algumas oportunidades de parte a parte, o resultado que chegou ao intervalo foi aquele que se verificava no final da partida.
Assim, os leões somam mais três pontos na corrida pelo título, subindo para sete pontos a distância para o Benfica, que ainda vai jogar nesta jornada. Na terça-feira, os leões acertam as contas, já que vão jogar a partida em atraso frente ao Famalicão.
Onze do Gil Vicente: Andrew, Zé Carlos, Gabriel Pereira, Rúben Fernandes, Kiko, Mory Gbane, Tiba, Martim Neto, Dominguez, Murilo e Depú.
Onze do Sporting: Franco Israel, Quaresma, Diomande, Inácio, Esgaio, Morita, Bragança, Geny, Trincão, Pedro Gonçalves e Gyökeres.
Suplentes do Gil Vicente: Brian, Alipour, Fujimoto, Roan, Buta, Buatu Mananga, Alex Pinto, Félix Correia e Miro.
Suplentes do Sporting: Diogo Pinto, St. Juste, Coates, Edwards, Neto, Paulinho, Fresneda, Rafael Pontelo e Koindredi.