"Leão para sempre." Em jeito de despedida, Sporting agradece trabalho de João Pereira
O clube agendou para a manhã desta quinta-feira, às 09h00, uma conferência de imprensa para que o novo treinador seja apresentado, sem confirmar que se trate de Rui Borges
Corpo do artigo
O Sporting agradeceu esta quarta-feira à noite o trabalho desenvolvido por João Pereira no comando técnico dos leões. Em jeito de despedida, o clube afirma que João Pereira é "um leão para sempre".
O clube fez ainda saber que está agendada para a manhã desta quinta-feira, às 09h00, uma conferência de imprensa para que o novo treinador seja apresentado, sem confirmar que se trate de Rui Borges. O anúncio será feito no Estádio de Alvalade, sendo que o substituto de João Pereira irá orientar o treino na parte da tarde.
O treinador João Pereira deixa assim o comando técnico do Sporting, após três vitórias em oito jogos desde que substituiu Ruben Amorim no cargo.
João Pereira, de 40 anos, orientava a equipa B dos leões até 11 de novembro último, quando sucedeu a Amorim, que saiu para o Manchester United, vencendo três jogos - dois na Taça de Portugal e um na I Liga -, somando um empate, no domingo em casa do Gil Vicente (0-0), e quatro derrotas.
Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a sociedade desportiva dos leões dá conta da cessação dos contratos, com o treinador João Pereira e a sua equipa técnica, constituída por Tiago Teixeira, José Caldeira e António Calça e Pina, que tinham assinado até 30 de junho de 2027.
O Sporting divide o segundo lugar da I Liga com o FC Porto, ambos com 37 pontos, a um do líder Benfica, próximo adversário dos leões, no domingo, em jogo da 16.ª jornada.
A mensagem dos leões surge após notícias de que o Sporting e o Vitória SC teriam chegado esta quarta-feira a acordo. Rui Borges é o nome apontado para suceder a João Pereira. A notícia foi avançada pelo jornal Record, que adianta que o técnico de 43 anos irá comandar o primeiro treino em Alcochete já esta quinta-feira.
A chegada de Rui Borges a Lisboa estará prevista para a noite desta quarta-feira, onde deve pernoitar, já que quinta-feira de manhã deverá pisar o relvado da Academia leonina. Rui Borges deverá assinar um contrato válido até junho de 2027.
Sobre isto, o comentador de futebol da TSF João Nuno Coelho considera que Rui Borges é uma aposta mais segura do que a aposta que o presidente do Sporting fez em João Pereira. Sublinha ainda assim que a reação do técnico de 43 anos a um "patamar muito mais elevado e a toda a pressão implícita em ser treinador do Sporting com a herança pesadíssima de Ruben Amorim" ainda é uma incógnita.
"Não deixa de ser um tiro no escuro, mas se calhar menos no escuro do que o João Pereira. Isto pode parecer contraditório porque o João Pereira já estava há vários anos no Sporting, tendo passado pelos sub23 e pela equipa B", afirma, argumentando que Rui Borges tem "cartões de visita muito superiores" aos que João Pereira poderia apresentar quando substitui Ruben Amorim.
O jogo de estreia de Rui Borges no comando técnico dos leões está apontado já para este domingo, num derby clássico frente ao Benfica. O comentador desportivo da TSF sublinha que este fator atribuiu uma "enorme expectativa" à chegada do novo treinador.
"Eu acredito que Rui Borges é mais sagaz do que João Pereira. Estará mais confortável no seu papel e será desde logo um duelo de treinadores. Muito do que acontecer no jogo se decidirá no plano que cada um deles estabelecer para o derby. Acredito que, com Rui Borges, o Sporting tem mais possibilidades de sair vencedor do que teria com João Pereira", confessa.