Leão sonhou durante 11 minutos, mas o pesadelo durou 12. Sporting perde com o Bayern na Champions

Anna Szilagyi/EPA
Veja os golos. O Sporting inaugurou o marcador já na segunda parte, mas o Bayern marcou três golos e 12 minutos e levou os três pontos
Num jogo que estava muito difícil até então, os leões marcaram primeiro e tiveram o sonho da primeira vitória em Munique bem vivo durante 11 minutos, no entanto, em 12 minutos, os bávaros marcaram três vezes. O Sporting perdeu esta terça-feira com o Bayern Munique por 3-1, na sexta jornada da fase regular da Liga dos Campeões.
Depois de uma primeira parte em que Rui Silva foi brilhando para manter o nulo, foram os leões a abrir o marcador, graças a um autogolo de Kimmich, mas Gnabry, Karl e Tah deram a volta ao marcador.
Face a várias ausências por lesão, nomeadamente de Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Geovany Quenda, Rui Borges foi obrigado a mexer na equipa, lançando Matheus Reis e Alisson Santos no onze inicial. João Simões e Eduardo Quaresma também foram titulares, relegando Hidemasa Morita e Gonçalo Inácio para o banco. No lado alemão, o português Raphaël Guerreiro começou a partida entre os suplentes, enquanto o ex-FC Porto Luis Díaz ficou de fora da ficha de jogo por estar suspenso.
O primeiro lance de perigo do jogo levou a bola até ao fundo da baliza leonina. Numa jogada alemã, Stanisic deu a bola para Gnabry que tentou cruzar pelos defesas do Sporting, só que a bola foi parar aos pés de Lennart Karl que rematou de forma certeira. Contudo, o lance foi invalidado por fora de jogo.
Os bávaros mantiveram a pressão ao longo dos primeiros 20 minutos, com várias oportunidades para marcar e Michael Olise a criar muitas dificuldades a Maxi Araújo. Na primeira vez que os leões conseguiram atacar a baliza de Manuel Neuer, mas Matheus Reis cabeceou muito ao lado da baliza alemã.
Aos 24 minutos, Rui Silva teve de fazer uma grande defesa para evitar um grande golo de Serge Gnabry e manteve o resultado inalterado.
Ainda antes da meia-hora, o Sporting esteve muito perto do golo. Geny Catamo soltou-se pela direita e cruzou rasteiro para Luis Suárez, Jonathan Tah chegou primeiro mas cortou na direção da baliza. Valeu Manuel Neuer aos alemães.
Harry Kane voltou a ameaçar mexer com o marcador. Numa grande jogada individual, o avançado inglês rematou de pé esquerdo ao poste da baliza do Sporting. Perto do intervalo foi o jovem Lennart Karl a fazer uma grande jogada individual e, na cara de Rui Silva, rematou para mais uma grande defesa do guarda-redes leonino.
Depois do intervalo, o Sporting apareceu para se chegar à frente. Aos 54 minutos, João Simões apareceu com muito espaço pela esquerda num ataque rápido, tirou um adversário do caminho e cruzou rasteiro. Kimmich, na ânsia de chegar primeiro do que Fresneda, cortou na direção da baliza, só que, desta vez, Neuer não podia fazer nada. Autogolo a deixar os leões a vencer em Munique.
O SPORTING CP SAI NA FRENTE EM MUNIQUE
- sport tv (@sporttvportugal) December 9, 2025
Grande trabalho de João Simões termina com autogolo de Kimmich!#sporttvportugal #CHAMPIONSnaSPORTTV #UEFAChampionsLeague #BayernMunique #SportingCP pic.twitter.com/K9JOZC00nq
Os leões até aproveitaram animicamente o golo para jogar durante mais tempo no meio-campo do Bayern Munique, mas foi nessa fase que sofreu o empate. Aos 65 minutos, Michael Olise bateu um canto à direita para o segundo poste e Serge Gnabry, completamente sozinho, encostou para a igualdade.
Gnabry solto ao segundo poste empatou a partida #sporttvportugal #CHAMPIONSnaSPORTTV #UEFAChampionsLeague #BayernMunique #SportingCP pic.twitter.com/xcR4wplAYl
- sport tv (@sporttvportugal) December 9, 2025
A reviravolta apareceu quatro minutos depois. Num ataque rápido, Olise soltou Laimer na direita e o austríaco serviu Lennart Karl dentro da área, com o jovem alemão a rematar de pé direito para o fundo da baliza de Rui Silva.
Karl completou a reviravolta dos bávaros #sporttvportugal #CHAMPIONSnaSPORTTV #UEFAChampionsLeague #BayernMunique #SportingCP pic.twitter.com/DSGO8PXCB5
- sport tv (@sporttvportugal) December 9, 2025
Do segundo para o terceiro passaram oito minutos. Num livre estudado, Kimmich cruzou para o segundo poste, Gnabry devolveu para o meio da área e Jonathan Tah, vindo de trás, rematou para o 3-1.
Tah fez o 3-1 para o Bayern #sporttvportugal #CHAMPIONSnaSPORTTV #UEFAChampionsLeague #BayernMunique #SportingCP pic.twitter.com/V4zIqO4TRE
- sport tv (@sporttvportugal) December 9, 2025
Até ao final da partida, houve apenas tempo para uma grande oportunidade desperdiçada por Luis Suárez. Assim, o Sporting mantém os mesmos dez pontos na Liga dos Campeões e cai, à condição, para o 10.º lugar da fase de liga.
Onze do Bayern Munique: Manuel Neuer, Konrad Laimer, Dayot Upamecano, Jonathan Tah, Josip Stanisic, Joshua Kimmich, Aleksandar Pavlovic, Lennart Karl, Michael Olise, Serge Gnabry e Harry Kane.
Onze do Sporting: Rui Silva, Iván Fresneda, Ousmane Diomande, Eduardo Quaresma, Matheus Reis, Morten Hjulmand, João Simões, Alisson Santos, Geny Catamo, Maxi Araújo e Luis Suárez.
Suplentes do Bayern Munique: Sven Ulreich, Jonas Urbig, Kim Min-Jae, Leon Goretzka, Nicolás Jackson, Alphonso Davies, Tom Bischof, Hiroki Ito, Raphaël Guerreiro e Wisdom Mike.
Suplentes do Sporting: João Virgínia, Diego Callai, Hidemasa Morita, Vagiannidis, Kochorasvhvili, Gonçalo Inácio, Rodrigo Ribeiro, Flávio Gonçalves, Salvador Blopa, Eduardo Felicíssimo, Ioannidis e Ricardo Mangas.

