Fundado em 1997, o Núcleo do Sporting em Sion organizou dezenas de viagens nos últimos anos para apoiar o clube pela Europa fora
Corpo do artigo
Luís Antunes mudou-se da Guarda para a Suíça em 1984, mas trouxe consigo o amor ao Sporting CP. Estabelecido em Sion, uma pequena cidade alpina, capital do cantão de Valais, exerce o seu dever como sportinguista através da liderança do único núcleo do clube no país.
Embora existam outras casas dedicadas ao Sporting na Suíça, Luís explica que um núcleo funciona de maneira diferente, mantendo uma ligação à instituição, principalmente para questões de bilhética que permitem que acompanhem a equipa principal por toda a Europa.
Sempre que o Sporting joga num país próximo da Suíça, parte, pelo menos, um autocarro desde Sion, com muitos dos quase cem sócios do Núcleo. A última grande viagem foi até Bérgamo, no norte de Itália, quando o Sporting jogou com a Atalanta, para a Liga Europa, em março do ano passado.
Quando não há possibilidade de ver ao vivo, o encontro faz-se no restaurante que compõe o Núcleo do Sporting de Sion. Espaço de convívio para todos os portugueses que quiserem entrar - inclusive os que apoiam os rivais - transforma-se numa bancada de Alvalade quando a equipa joga.
Na última época, as enchentes foram ainda maiores, especialmente no dia em que o Sporting conquistou o bicampeonato. Aí, diz Luís Caetano, não faltou festa, incluindo foguetes que certamente terão surpreendido os habitantes da pacata cidade de Sion.
Seja para festejar títulos, jantar ou simplesmente usufruir do salão de jogos, os portugueses alimentam o negócio de Luís Caetano, pai de quatro filhos, já nascidos na Suíça. Habituado à calmaria de Sion - que o lembra da sua Guarda - só abandona a paz dos Alpes para seguir o clube.
No próximo mês, tem viagem marcada para o Algarve, onde vai assistir à Supertaça Cândido de Oliveira, entre o Sporting e o Benfica. Aos restantes sportinguistas de Sion, resta esperar pelo calendário da Liga dos Campeões, para ver quando é que a equipa de Rui Borges voltará a viajar para perto deste cantinho na Suíça.
