O treinador do Sporting, Leonardo Jardim, afirmou hoje que a equipa lidera a I Liga de futebol com justiça, mas alertou para as dificuldades que o Gil Vicente pode causar no jogo da 12.ª jornada, no domingo.
Corpo do artigo
«O Sporting lidera o campeonato de forma justa pelo que os jogadores têm produzido ao longo destas 11 jornadas, mas no nosso projeto temos outros objetivos numa primeira fase», disse o técnico em conferência de imprensa.
Jardim explicou que a equipa foi «altamente remodelada» e que o aumento da capacidade coletiva e individual do grupo e a valorização de jogadores são objetivos a atingir, apesar de se mostrar satisfeito por a equipa estar a «aliar as duas coisas».
«É importante a classificação, mas mais ainda o aumento da qualidade individual e coletiva da equipa e a valorização de jogadores. Se conseguirmos juntar a isso a liderança do campeonato, muito bem, mas isso não é o objetivo principal. Claro que queremos manter essa posição, mas sem fugir um milímetro desta linha orientadora», frisou.
Sobre a deslocação ao terreno do Gil Vicente, o técnico referiu que será um jogo difícil, lembrando que o adversário, nos cinco jogos disputados em sua casa, conseguiu quatro vitórias e um empate.
«Este é mais um jogo importante para nós, com um adversário que está em quarto e a fazer um excelente campeonato. Em sua casa tem criado muitas dificuldades a todos os adversários e os jogadores do Sporting vão procurar fazer um jogo positivo e ir à procura dos três pontos», defendeu.
Leonardo Jardim definiu o Gil Vicente uma equipa «competitiva, que joga com as linhas compactas e que depois procura explorar o contra-ataque».
Em relação à liderança do campeonato, com tantos pontos quanto o Benfica, o treinador afirmou que não sentiu diferenças no grupo de trabalho.
«Não senti grandes oscilações no plantel em termos de comportamento do que têm feito até ao momento. Não é por estar um lugar à frente ou um lugar atrás que vamos alterar os nossos objetivos», disse.
O técnico, que tem todo o plantel disponível para a deslocação a Barcelos, explicou ainda que o Sporting vai fazer «as alterações que achar necessárias» no mercado de transferências em janeiro.
«Sabemos da qualidade do plantel e acreditamos que os jogadores que jogam menos não é por falta de qualidade, mas sim de oportunidade, pois estamos em menos competições. Estamos satisfeitos com a nossa equipa e só existirão alterações se forem pontuais», concluiu.