
Global Imagens
Leonardo Jardim diz que quer «matar o borrego», este domingo, na Luz. O Sporting há oito anos que não ganha em casa do Benfica, mas o treinador dos leões quer mudar a estatística.
«O historial pode servir de estímulo para chegarmos a um objectivo que nos últimos anos o clube tem falhado», adiantou Leonardo Jardim.
Interrogado sobre o número zero nas vitórias que tem sobre Jesus, Leonardo Jardim reforçou: «Os historiais, quando são negativos, são sempre factores de motivação. É como se costuma dizer: 'é para matar o borrego'.»
«Um dérbi é sempre um dérbi, um jogo que cativa muitos interesses, mas o nosso único intuito é disputar os três pontos, que queremos conquistar. Queremos recuperar os pontos perdidos com Académica», afirmou Leonardo Jardim, em conferência de imprensa.
Leonardo Jardim garantiu que o Sporting não vai mudar o seu modelo de jogo e que pretende apresentar uma equipa «desinibida» e que tenha uma abordagem forte ao jogo.
«Temos entrado um pouco a medo e não queremos isso. Queremos equipa desinibida e que coloque em campo as suas competências para procurar a vitória», salientou.
O técnico assegurou que Eric Dier vai ser titular no domingo, perante as ausências do médio William Carvalho, por castigo, e do defesa Jefferson, por lesão.
«O Dier vai jogar. Se o Dier jogar a central, o Rojo joga no lado esquerdo, se o Dier jogar no meio-campo, o Piris será o lateral», referiu.
Em relação a Jefferson, o técnico disse que o lateral esquerdo deverá recuperar dentro de duas ou três semanas e alertou para as entradas sobre o jogador.
«Eu estou feliz, que é capaz de estar só duas ou três semanas parado. Este ano já sofreu três ou quatro entradas muito violentas, pondo em risco a integridade física do jogador, como o caso do Maxi no jogo com o Benfica, do Zainadine no jogo com o Nacional ou esta com a Académica. Estou feliz porque mais uma vez não se pôs em risco a sua carreira», explicou.
Para o dérbi de domingo o árbitro escolhido foi o madeirense Marco Ferreira, do qual o técnico disse esperar uma arbitragem competente.
«Acredito no trabalho dos árbitros, espero que faça um bom trabalho, ao contrário do que aconteceu no jogo da Taça de Portugal, na Luz. Espero que o árbitro não tenha influência no resultado final», vincou, admitindo que, nos últimos jogos no Estádio da Luz, o Sporting tem tido «alguns azares em relação à arbitragem».
A terminar, Leonardo Jardim afirmou que o avançado Heldon já está disponível para o jogo de domingo e deixou elogios ao rival.
«O Benfica é uma equipa de grande qualidade e com muitas opções. Em casa tem uma dinâmica ofensiva grande. Temos de ter algum cuidado, também nas bolas paradas, e em termos ofensivos procurar os golos», concluiu.