Veja os golos. Cristiano Ronaldo e João Cancelo marcaram na estreia de José Sá, Toti Gomes e João Mário.
Corpo do artigo
A cumprir calendário, Roberto Martínez aproveitou a partida para estrear mais jogadores na seleção nacional, mas o objetivo final foi cumprido. Portugal venceu esta quinta-feira o Liechtenstein por 2-0 na nona ronda da fase de qualificação para o Euro 2024, no dia da primeira vez de José Sá, Toti Gomes e João Mário.
Os golos só chegaram na segunda parte. Cristiano Ronaldo marcou o primeiro logo a abrir e João Cancelo fechou as contas da partida logo a seguir.
Para a nona ronda da fase de qualificação e já com a presença garantida na Alemanha no próximo verão, Roberto Martínez aproveitou a deslocação ao país alpino para estrear dois jogadores na equipa principal de Portugal: o já anunciado José Sá e Toti Gomes.
Para tirar as dúvidas que surgiram quando o selecionador nacional anunciou o onze inicial para esta partida, Rúben Neves juntou-se a António Silva e Toti Gomes num trio de centrais, com João Cancelo a fazer o corredor direito e João Félix na esquerda. Bruno Fernandes e Bernardo Silva foram os médios atrás dos três avançados: Diogo Jota, Gonçalo Ramos e Cristiano Ronaldo.
Como era expectável, Portugal assumiu o controlo da partida, mas sem nenhuma ocasião de golo flagrante. A primeira ameaça aconteceu aos 13 minutos, com um remate de longe de Rúben Neves, para uma boa intervenção de Büchel.
A seleção portuguesa, nos primeiros 20 minutos, apresentava dificuldades em criar momentos de finalização dentro da área, acabando por apostar mais em cruzamentos para os avançados, mas sem grande efeito.
No minuto 28, João Cancelo arrancou da direita para o meio, foi ultrapassando adversários e deu para Cristiano Ronaldo. Além de o remate do capitão ter saído à figura, estava em fora de jogo.
Logo a seguir, o mesmo João Cancelo chegou à linha de fundo pela direita e cruzou para Gonçalo Ramos. O avançado do PSG, em excelente posição, falhou o alvo.
As dificuldades portuguesas mantiveram-se até ao final da primeira parte - destaque apenas para três tentativas de Cristiano Ronaldo: uma de bicicleta ao lado, um remate à figura e outro para defesa apertada de Büchel - e a partida chegou ao intervalo com um surpreendente nulo no marcador.
As dificuldades em marcar regressaram com os jogadores para o segundo tempo, mas, desta vez, numa grande oportunidade. Dentro do primeiro minuto, João Cancelo cruzou da direita e Cristiano Ronaldo desviou para o poste.
Não foi à primeira, mas foi à segunda. Logo a seguir, o capitão português apareceu isolado na cara de Büchel e disparou de pé esquerdo para o fundo das redes do Liechtenstein.
Só podia ser o
- sport tv (@sporttvportugal) November 16, 2023
Está o feito o primeiro de Portugal #sporttvportugal #QUALIFIERSnaSPORTTV #Liechtenstein #Portugal pic.twitter.com/twsqRSe8SJ
Como diria Cristiano Ronaldo noutros tempos, foi só até ser aberto o ketchup. Aos 57 minutos, o guarda-redes do Liechtenstein saiu mal a uma bola no corredor direito, João Cancelo ganhou o lance, puxou a bola para o pé esquerdo e disparou para o fundo da baliza. 2-0 para a equipa das quinas.
João Cancelo #sporttvportugal #QUALIFIERSnaSPORTTV #Liechtenstein #Portugal pic.twitter.com/oOkj6INkLj
- sport tv (@sporttvportugal) November 16, 2023
Depois de um golo anulado a João Félix, o 3-0 voltou a estar perto aos 82 minutos. Vitinha bateu um livre do lado esquerdo e Gonçalo Ramos desviou para o terceiro golo da seleção portuguesa. No entanto, após revisão no VAR, o lance foi invalidado.
A partida chegou mesmo ao final com uma vitória por 2-0 a favor de Portugal, com a seleção das quinas a somar nove vitórias em outros tantos jogos.
Onze do Liechtenstein: Büchel, Malin, Wieser, Traber, Beck, Lüchinger, Büchel, Sele, Göppel, Hasler e Salanovic.
Onze de Portugal: José Sá, João Cancelo, António Silva, Rúben Neves e Toti Gomes, Bruno Fernandes, João Félix, Diogo Jota, Bernardo Silva, Gonçalo Ramos e Cristiano Ronaldo.
Suplentes do Liechtenstein: Foser, Lo Russo, Schlegel, Martin Maxer, Ospelt, Kindle, Meier, Netzer, Kollmann, Kranz, Wolfinger e Hofer.
Suplentes de Portugal: Rui Patrício, Diogo Costa, Rúben Dias, Raphaël Guerreiro, João Palhinha, João Neves, Gonçalo Inácio, Ricardo Horta, Otávio, Bruma, João Mário e Vitinha.