
Action Images via Reuters
Os campeões europeus venceram em Salzburgo por 2-0.
Corpo do artigo
Nápoles com goleada ao Genk, e Liverpool, que se impôs no difícil terreno do Salzburgo, asseguraram hoje as últimas vagas do grupo E da Liga dos Campeões de futebol.
O grupo chegou a esta última e decisiva jornada ainda com uma luta a três e com o Liverpool, campeão em título, em perigo, já que jogava em casa dos austríacos, ataque mais concretizador da prova, a seguir ao Bayern.
Para mais, a defesa do Liverpool tem sido especialmente permeável esta época, sendo que hoje nem sequer podia contar cm Joel Matip, o parceiro habitual de Virgil van Dijk no eixo.
Saiu-se de forma excelente o 'onze' orientado por Jurgen Klopp, seguro na defesa, sem sofrer golos, por um lado, ao mesmo tempo que levava o marcador até ao 2-0, com dois momentos de antologia, pouco antes da hora de jogo.
Primeiro, um bem medido centro do senegalês Mané para a entrada fulgurante do guineense Naby Keita, com a bola a entrar fora do alcance do guarda-redes.
Depois, um remate ´impossível´ de Salah - isolou-se pela direita, desembaraçou-se do guarda-redes e, de um ângulo em que ninguém acreditaria, conseguia colocar a bola na baliza.
Tarefa muito complicada, a partir daí, para o Salzburgo, que precisava de ganhar para avançar para os ´oitavos´.
Ao mesmo tempo, o Nápoles não claudicava na receção ao já eliminado Genk e ganhou por claros 4-0.
O polaco Arkadiusz Milik fez 'hat-trick', aos 03, 26 e 38, este de grande penalidade. Também de penálti, o belga Mertens colocou em 4-0, a um quarto de hora do final.
A última jornada da fase de grupos da Champions permitiu ao Genk estrear na competição o guarda-redes Vandevoort, que se tornou, desde hoje, o mais jovem a jogar nas balizas da prova, com 17 anos e 287 dias, superando o recorde do seu compatriota Svilar, então ao serviço do Benfica, com 18 anos e 52 dias.
Para o Nápoles, que alinhou com o português Mário Rui na defesa, pode ser um abanão numa época cinzenta na Série A, em que é apenas sétimo à 15.ª jornada.
Nas contas finais do grupo E, o Liverpool é primeiro, com 13 pontos, seguindo-se o Nápoles, com 12, o Salzburgo, com sete, e o Genk, com 1.
Liverpool e Nápoles seguem para os oitavos de final, o Salzburgo desce para a Liga Europa.